Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: ATIVIDADES RÍTMICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA Código: 40-1400 Carga Horária: 80h ( Teórica:30h - Prática:30h - TDE: 20h) N° de Créditos: 04
Ementa O corpo, o movimento, a dança e suas manifestações e estilos. Estudo histórico-crítico da dança. Aspectos didático-pedagógicos e metodológicos do ensino da dança. O professor, o aluno e os contextos. O processo de ensino-aprendizagem da dança: criatividade, ludicidade, expressão, técnica e composição.
Objetivos • Identificar aspectos marcantes da história e evolução da dança, bem como suas manifestações e estilos; • Desenvolver a prática de experimentação, improvisação e criação em dança, a partir de princípios de criatividade, ludicidade, expressão, técnica e composição; • Vivenciar princípios básicos, “jogos corporais” e movimentos da dança; • Aplicar suas vivências na perspectiva de construção docente, estruturando o processo de ensino-aprendizagem da dança; • Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino da dança; • Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa, de produção do conhecimento e da prática de pesquisa em dança.
Conteúdo Programático UNIDADE 1. O corpo, movimento e o sujeito - pressupostos da dança: 1.1. O corpo e suas possibilidades; 1.2. Perspectivas da relação entre corpo e movimento; 1.3. Textos, intertextos e subtextos da dança: o sujeito como agente do processo; 1.4. O lúdico como possibilidade corporal.
UNIDADE 2. A dança nos contextos: 2.1. A dança e sua evolução através dos tempos: perspectiva sócio-histórico e crítica; 2.2. Dança - suas manifestações, modalidades e estilos numa construção teórico-prático em ambientes não urbanos e étnicos; Lei nº. 10.639/2003 e parecer CNE/CP3/2004 – Educação das Relações Étnico-Raciais Lei nº. 11.645 de 10/03/2008; Res. CNE/CP nº 1, de 17/07/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais pra Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena; 2.3. A dança e os contextos: importância, abordagens e finalidades; 2.4. Apontamentos da dança na contemporaneidade.
UNIDADE 3. A educação pela dança: 3.1. Processo de ensino-aprendizagem da dança; 3.2. Abordagens pedagógicas do ensino da dança nos diferentes espaços; 3.3. O professor, o aluno e o método como fatores de aprendizagem na dança; 3.4. O espaço criativo em dança: experimentação e improvisação como processo de interação e construção; 3.5. Importância da dança na educação enquanto meio de desenvolvimento integral.
UNIDADE 4. Planejamento da ação docente em dança: 4.1. Princípios e noções de progressões de aprendizagem; 4.2. A aula de dança: caracterização, planejamento e estruturação; 4.3. Plano de unidade, plano de aula e relatórios de ação docente.
Metodologia A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas, dialogadas, atividades práticas, seminários e trabalhos em grupo. O TDE será trabalhado através de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão, leituras e estudos prévios.
Avaliação A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo acadêmico nas atividades realizadas em aula, mediante avaliações escritas, realização de tarefas fichamentos, planejamentos, seminários, participação nas atividades teórico-práticas e autoavaliação. A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
Bibliografia Básica BRIKMAN, L. A linguagem do movimento corporal. São Paulo; Summus Editoial, 1989. DANTAS, M. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: Ed.UFRGS, 1999. NANNI, D. Dança educação: princípios, métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.
Bibliografia Complementar BAGGIO, K. F. Arte do movimento na transformação pessoal. Erechim: EdiFAPES, 2002. BREGOLATO, R. A. Cultura corporal de dança vol. 1. São Paulo: Ícone, 2006. CAMINADA, E. História da dança; evolução cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999. GARCIA, A. e HASS, A. Ritmo e dança. Canoas: ULBRA, 2003. FAHLSBUSCH, H. Dança: moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: Sprint, 1990. LABAN, R. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978. |