Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde  

Disciplina: ATIVIDADES RÍTMICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA  

Código: 40-1400

Carga Horária: 80h (  Teórica:30h - Prática:30h - TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

 

Ementa

O corpo, o movimento, a dança e suas manifestações e estilos. Estudo histórico-crítico da dança. Aspectos didático-pedagógicos e metodológicos do ensino da dança. O professor, o aluno e os contextos. O processo de ensino-aprendizagem da dança: criatividade, ludicidade, expressão, técnica e composição.

 

Objetivos

•  Identificar aspectos marcantes da história e evolução da dança, bem como suas manifestações e estilos;

•  Desenvolver a prática de experimentação, improvisação e criação em dança, a partir de princípios de criatividade, ludicidade, expressão, técnica e composição;

•  Vivenciar princípios básicos, “jogos corporais” e movimentos da dança;

•  Aplicar suas vivências na perspectiva de construção docente, estruturando o processo de ensino-aprendizagem da dança;

•  Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino da dança;

•  Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa, de produção do conhecimento e da prática de pesquisa em dança.

 

Conteúdo Programático

UNIDADE 1.  O corpo, movimento e o sujeito - pressupostos da dança:

1.1. O corpo e suas possibilidades;

1.2. Perspectivas da relação entre corpo e movimento;

1.3. Textos, intertextos e subtextos da dança: o sujeito como agente do processo;

1.4. O lúdico como possibilidade corporal.  

 

UNIDADE 2.  A dança nos contextos:

2.1. A dança e sua evolução através dos tempos: perspectiva sócio-histórico e crítica;

2.2. Dança - suas manifestações, modalidades e estilos numa construção teórico-prático em ambientes não urbanos e étnicos; Lei nº. 10.639/2003 e parecer CNE/CP3/2004 – Educação das Relações Étnico-Raciais

Lei nº. 11.645 de 10/03/2008; Res. CNE/CP nº 1, de 17/07/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais pra Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena;

2.3. A dança e os contextos: importância, abordagens e finalidades;

2.4. Apontamentos da dança na contemporaneidade.

 

UNIDADE 3.  A educação pela dança:

3.1. Processo de ensino-aprendizagem da dança;

3.2. Abordagens pedagógicas do ensino da dança nos diferentes espaços;

3.3. O professor, o aluno e o método como fatores de aprendizagem na dança;

3.4. O espaço criativo em dança: experimentação e improvisação como processo de interação e construção;

3.5. Importância da dança na educação enquanto meio de desenvolvimento integral.

 

UNIDADE 4.  Planejamento da ação docente em dança:

4.1. Princípios e noções de progressões de aprendizagem;

4.2. A aula de dança: caracterização, planejamento e estruturação;

4.3. Plano de unidade, plano de aula e relatórios de ação docente.

 

Metodologia

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas, dialogadas, atividades práticas, seminários e trabalhos em grupo. O TDE será trabalhado através de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão, leituras e estudos prévios.

 

Avaliação

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo acadêmico nas atividades realizadas em aula, mediante avaliações escritas, realização de tarefas fichamentos, planejamentos, seminários, participação nas atividades teórico-práticas e autoavaliação.  A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

Bibliografia Básica

BRIKMAN, L.  A linguagem do movimento corporal. São Paulo; Summus Editoial, 1989.

DANTAS, M. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: Ed.UFRGS, 1999.

NANNI, D. Dança educação: princípios, métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

 

Bibliografia Complementar

BAGGIO, K. F. Arte do movimento na transformação pessoal. Erechim: EdiFAPES, 2002.  

BREGOLATO, R. A. Cultura corporal de dança vol. 1. São Paulo: Ícone, 2006.

CAMINADA, E. História da dança; evolução cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

GARCIA, A. e HASS, A. Ritmo e dança. Canoas: ULBRA, 2003.

FAHLSBUSCH, H. Dança: moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: Sprint, 1990.

LABAN, R. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.