Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: JOGO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Código: 40-1399 Carga Horária: 80h (Teórica: 30h - Prática: 30h - TDE: 20h) N° de Créditos: 04
Ementa O papel do jogo na Educação Física e sua concepção. Aprendizado das teorias do jogo e sua relação com o ser humano. Jogos e brincadeiras da cultura popular. O jogo enquanto cultura corporal de movimento e suas manifestações. Jogos numa dimensão conceitual, atitudinal e procedimental. Potencialidades do jogo e suas implicações didático-pedagógicas. Tipos de jogos e sua classificação. Construção de brinquedos tradicionais e contemporâneos. Vivências lúdicas. Processo de ensino-aprendizagem do jogo infantil. Prática pedagógica de atividades lúdicas, sob orientação e supervisão docente, compreendendo atividades de observação dirigida ou experiências de ensino.
Objetivos • Compreender a relação que os jogos estabelecem como prática pedagógica na Educação Física, bem como o conhecimento das diversas teorias do jogo e suas implicações lúdicas. • Identificar as diferentes manifestações do jogo enquanto cultura e sua relação com o processo ensino-aprendizagem. • Resgatar por meio da prática de jogos e brincadeiras populares, elementos da cultura de determinadas comunidades e regiões, bem como aspectos históricos característicos.
Conteúdo Curricular Unidade 1 - Brincadeiras e jogos: • Conceito e a importância do jogo e brincadeira. • Jogo enquanto patrimônio cultural da humanidade. • Jogos e brincadeiras como conteúdos da educação física
Unidade 2 - Jogos numa dimensão conceitual, atitudinal e procedimental.
Unidade 3 - Os brinquedos e jogos na Educação Física.
Unidade 4 - Tipos de Jogos e sua classificação: • Jogos cooperativos x Jogos Competitivos • Relações entre o jogo competitivo e cooperativo. • Jogos característicos da cultura brasileira: • Jogos populares. • Jogos de raciocínio. • Jogos da cultura indígena e afro-brasileira; - Lei nº. 10.639/2003 e Parecer CNE/CP3/2004, Educação das Relações Étnico-Raciais. Lei nº. 11.645 de 10/03/2008; Res. CNE/CP nº 1, de 17de julho de 2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. • Jogos e brinquedos cantados.
Unidade 5 - Jogo criado, jogo jogado e jogos transformados.
Unidade 6 - Organização dos jogos de acordo com: • Espaço físico. • Recursos materiais. • Regras e necessidades do grupo.
Unidade 7 - O jogo como forma de inclusão.
Unidade 8 - Construção de jogos e brinquedos alternativos e próprios da cultura.
Metodologia O trabalho pedagógico deve ter como pressupostos a indissociabilidade entre investigação e ensino e entre teoria e prática - a prática sendo informada pela teoria, de forma concomitante, sendo por ela informada, e, o diálogo como elemento mediador da produção e validação de conhecimentos, além de, exposições, leituras, debates, atividades individuais e grupais, Produção de textos visando o apoio à formação, de modo a sistematizar os estudos, pesquisas e resultado de experiências construídas durante o desenvolvimento da disciplina, reflexão sobre o desenvolvimento das ações. A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, aulas práticas, seminários e outros. O TDE será trabalhado através de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
Avaliação A avaliação será paralela a qualquer atividade realizada e serão relevantes as observações das seguintes questões: evolução das aprendizagens dos alunos; evolução da relação professor-aluno. A avaliação do aluno também será feita através de provas teórico-práticas, seminário, trabalhos, atividades individuais e atividades em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
Bibliografia Básica BROUGÉRE, G. Jogo e Educação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003. HUIZINGA, J. Homo ludens. 4. ed. São Paulo: Perpectiva, 1996. KISHIMOTO, T. E. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
Bibliografia Complementar AMARAL, J. N. Jogos Cooperativos. São Paulo: Phorte, 2007. FREIRE, J. B. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2007. FRITZEN, S. J. Jogos dirigidos para grupos: recreação e aulas de educação física. Petrópolis: Vozes, 2009. NEGRINI, A. Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil: simbolismo e jogo. Porto Alegre, RS: Prodil, 1994. NEGRINI, A. Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil: perspectivas psicopedagogias. Porto Alegre, RS: Prodil, 1994. |