Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: APRENDIZAGEM MOTORA: FUNDAMENTOS E IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO

FÍSICA I A

Código: 40-1398

Carga Horária:  40h (Teórica: 20h - Prática:10h -TDE: 10h)

N° de Créditos 02

 

Ementa  

Características, classificação e apresentação das habilidades motoras. Fatores que influenciam na aquisição das habilidades motoras.  Processamento de informação, feedback, atenção, memória e transferência de aprendizagem. Interferência contextual. Variabilidade de prática. Aprendizagem motora no ensino dos esportes.

 

Objetivos

- Conhecer a fundamentação teórica sobre o processo de aprendizagem motora em Educação Física e aplicá-los nas situações de ensino, identificando os principais aspectos relacionados à aprendizagem motora;

-  Identificar e diferenciar os estágios da aprendizagem de habilidades motoras e do processamento de informação;

- Analisar o funcionamento do sistema perceptivo no que se refere ao percurso do tempo de reação e tomada de decisão

-  Descrever e discutir a significância da prática, transferência da aprendizagem e do conhecimento do resultado no ensino de habilidades motoras;

-  Compreender a experiência de aprendizagem a partir das metas, transferência de aprendizagem e das características dos aprendizes

-  Compreender a função da atenção e das memórias no processo de aprendizagem das habilidades motoras;

- Discutir a função do profissional de Educação Física no ensino de habilidades motoras.

 

Conteúdo Curricular

UNIDADE I – INTRODUÇÃO A APRENDIZAGEM E PERFORMANCE MOTORA

- Conceito de habilidade e performance motora

- Classificação das habilidades motoras

- Processamento de informação

 

UNIDADE II  –  AMBIENTE E O INDIVÍDUO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES MOTORAS

- Sistema de circuito

- Programa Motor Generalizado

- Fontes de informação sensorial

- Capacidade de atenção

- Sistema de memórias

- Diferenças individuais e capacidades motoras

- Níveis de ativação  

 

UNIDADE III – PROFISSIONAL E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES MOTORAS

- Avaliação do processo de aprendizagem

- Técnicas de apresentação das habilidades motoras

- Formas de prática

- Feedback

- Aprendizagem motora no ensino dos esportes

 

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos das respectivas Unidades.  Leituras e elaboração de textos. Tarefas orientadas realizadas individualmente ou em pequenos grupos.   Vivências motoras.  O TDE será trabalhado através de estudos teóricos, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

Avaliação

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em  consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

Bibliografia Básica

MAGILL, A. R. Aprendizagem Motora:  conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

SCHMIDT, R. A. e WRISBERG, C.  A. Aprendizagem motora: uma abordagem de aprendizagem baseada no problema. 2 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

TANI, G. Comportamento Motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

 

Bibliografia Complementar

LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1988.

ECKERT, H. M. Desenvolvimento Motor. 3 ed. São Paulo: Manole, 1993.

FERREIRA NETO, C. A.. Motricidade e jogo na infância. 3 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

LOPES, V.; MAIA, J.; MOTA, J. Aptidões e habilidade motoras: uma visão desenvolvimentista. Lisboa: Livros Horizonte, 2000.

SHUMWAY-COOK A. e WOOLLACOTT, M. H. Controle Motor: teoria e aplicações práticas. Barueri: Manole, 2003.