Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Atividade Física Escolar na Natureza

Código: 40-1044

Carga Horária: 40h Teórica: 10h Prática: 20h TDE: 10h

N° de Créditos: 02

 

EMENTA:

Atividades físicas de aventura compreende o estudo do Planejamento, organização e prática de Esportes Radicais, Esportes de Aventura, não Formais e Atividades Físicas na Natureza, buscando através da interação com o meio o desenvolvimento de uma consciência ecológica. Identificação de métodos de ensino e aprendizagem de técnicas específicas para cada um destes esportes.

 

OBJETIVOS:

Contribuir na formação de profissionais de Educação Física qualificados para intervir, acadêmica e profissionalmente, na orientação e ensino de atividades ligadas à natureza e à aventura em diferentes instituições, por intermédio de diferentes manifestações e expressões do movimento humano.

Identificar os principais conceitos e significados que sustentam a realização de Atividades físicas de aventura;

Compreender os princípios básicos de educação ambiental;

Estruturar o processo de ensino-aprendizagem de atividades físicas de aventura no ensino da Educação Física;

Distinguir as formas e perspectivas de realização das atividades físicas de aventura.

Aplicar noções básicas na vivência prática das atividades físicas de aventura;

Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em Atividades físicas de aventura.

 

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 – Atividades Físicas de Aventura

Histórico e Concepções.

Características e Classificação.

Relação entre esporte, lazer, turismo e natureza.

 

Unidade 2 - Ambiente e Ecologia: Idéias e Concepções

Concepções de ambiente, ecologia e natureza.

Relação homem-natureza.

Princípios básicos da educação ambiental.

Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.

Ambiente e Ecologia: ideias e concepções – Lei nº 9705/99, de 27 de abril de 1999 e Decreto nº 4281, de 25 de junho de 2002 – Políticas de Educação Ambiental.

 

Unidade 3 - Atividades Físicas na Natureza

Perspectiva educacional das atividades físicas na natureza.

Perspectiva de turismo das atividades físicas na natureza.

 

Unidade 4 - Esportes de Aventura (Terra).

Conceituação, classificação e tendências.

Impactos dos esportes de aventura ao ambiente natural.

Mercado de Trabalho.

 

Unidade 5 - Esportes de Aventura (Ar).

Conceituação, classificação e tendências.

Impactos dos esportes de aventura ao ambiente natural.

Mercado de trabalho.

 

Unidade 6 - Esportes de Aventura (Água).

Conceituação, classificação e tendências.

Impactos dos esportes de aventura ao ambiente natural.

Mercado de Trabalho.

 

Unidade 7 - Esportes de Aventura (Em ambientes Artificiais).

Conceituação, classificação e tendências.

Impactos dos esportes de aventura ao ambiente natural.

Mercado de Trabalho.

 

Unidade 8 - Noções Básicas e Vivências práticas de Atividades de Aventura.

Esportes Radicais.

Esportes de Aventura, não formais.

Atividades Físicas na Natureza.

 

METODOLOGIA:

 A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, trabalhos em grupo, vivências práticas e outros. O TDE será trabalhado através de estudos de caso, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas, envolvimento prático nas atividades propostas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BERNADES, L.A.  Atividades e Esportes de Aventura para profissionais de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2013.

CAVALLARI, G. Manual de Trekking e Aventura. São Paulo: Ed.Kalapalo, 2008.

ROMANINI, V. UMEDA, M. Esportes de Aventura ao seu alcance. São Paulo: Ed. Bei, 2002.

 

Bibliografia Complementar

CARVALHO, M. O que é natureza. São Paulo: Brasiliense, 1999.

GRUN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 5º ed., 2005.

PELEGRINI FILHO, A. Ecologia, cultura e turismo. Campinas: Papirus, 2001.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2002.

RUSCHMANN, D.  Turismo e planejamento sustentável:  a proteção do meio ambiente. Campinas: Papirus, 2002.