Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Atividade Física Escolar na Natureza Código: 40-1044 Carga Horária: 40h Teórica: 10h Prática: 20h TDE: 10h N° de Créditos: 02
EMENTA: Atividades físicas de aventura compreende o estudo do Planejamento, organização e prática de Esportes Radicais, Esportes de Aventura, não Formais e Atividades Físicas na Natureza, buscando através da interação com o meio o desenvolvimento de uma consciência ecológica. Identificação de métodos de ensino e aprendizagem de técnicas específicas para cada um destes esportes.
OBJETIVOS: Contribuir na formação de profissionais de Educação Física qualificados para intervir, acadêmica e profissionalmente, na orientação e ensino de atividades ligadas à natureza e à aventura em diferentes instituições, por intermédio de diferentes manifestações e expressões do movimento humano. Identificar os principais conceitos e significados que sustentam a realização de Atividades físicas de aventura; Compreender os princípios básicos de educação ambiental; Estruturar o processo de ensino-aprendizagem de atividades físicas de aventura no ensino da Educação Física; Distinguir as formas e perspectivas de realização das atividades físicas de aventura. Aplicar noções básicas na vivência prática das atividades físicas de aventura; Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em Atividades físicas de aventura.
CONTEÚDO CURRICULAR: Unidade 1 – Atividades Físicas de Aventura Histórico e Concepções. Características e Classificação. Relação entre esporte, lazer, turismo e natureza.
Unidade 2 - Ambiente e Ecologia: Idéias e Concepções Concepções de ambiente, ecologia e natureza. Relação homem-natureza. Princípios básicos da educação ambiental. Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Ambiente e Ecologia: ideias e concepções – Lei nº 9705/99, de 27 de abril de 1999 e Decreto nº 4281, de 25 de junho de 2002 – Políticas de Educação Ambiental.
Unidade 3 - Atividades Físicas na Natureza Perspectiva educacional das atividades físicas na natureza. Perspectiva de turismo das atividades físicas na natureza.
Unidade 4 - Esportes de Aventura (Terra). Conceituação, classificação e tendências. Impactos dos esportes de aventura ao ambiente natural. Mercado de Trabalho.
Unidade 5 - Esportes de Aventura (Ar). Conceituação, classificação e tendências. Impactos dos esportes de aventura ao ambiente natural. Mercado de trabalho.
Unidade 6 - Esportes de Aventura (Água). Conceituação, classificação e tendências. Impactos dos esportes de aventura ao ambiente natural. Mercado de Trabalho.
Unidade 7 - Esportes de Aventura (Em ambientes Artificiais). Conceituação, classificação e tendências. Impactos dos esportes de aventura ao ambiente natural. Mercado de Trabalho.
Unidade 8 - Noções Básicas e Vivências práticas de Atividades de Aventura. Esportes Radicais. Esportes de Aventura, não formais. Atividades Físicas na Natureza.
METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, trabalhos em grupo, vivências práticas e outros. O TDE será trabalhado através de estudos de caso, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
AVALIAÇÃO: A avaliação dos alunos compreende provas teóricas, envolvimento prático nas atividades propostas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
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Bibliografia Básica BERNADES, L.A. Atividades e Esportes de Aventura para profissionais de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2013. CAVALLARI, G. Manual de Trekking e Aventura. São Paulo: Ed.Kalapalo, 2008. ROMANINI, V. UMEDA, M. Esportes de Aventura ao seu alcance. São Paulo: Ed. Bei, 2002.
Bibliografia Complementar CARVALHO, M. O que é natureza. São Paulo: Brasiliense, 1999. GRUN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 5º ed., 2005. PELEGRINI FILHO, A. Ecologia, cultura e turismo. Campinas: Papirus, 2001. REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2002. RUSCHMANN, D. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas: Papirus, 2002. |