Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Atividade Motora Adaptada e Inclusão

Código: 40-1043

Carga Horária: 40h Teórica: 10h Prática: 20h TDE: 10h

N° de Créditos: 02

 

EMENTA:

Compreensão e significação histórica do processo de Educação Inclusiva. As políticas públicas para a Educação Inclusiva: aspectos legais. A cultura corporal de movimento na perspectiva da inclusão das múltiplas deficiências em espaços educativos formais, não-formais e informais. Instrumentalizar e subsidiar aportes teórico-práticos para o desenvolvimento de ações inclusivas no âmbito das práticas corporais adaptadas. Incentivar a pesquisa e adaptação dos espaços, dos procedimentos nas diferentes alterações funcionais das deficiências.

 

OBJETIVOS:

Conhecer o processo histórico da Educação Inclusiva por meio de aspectos legais e das políticas públicas.

Apropriar-se e identificar as principais características e alterações funcionais dos quadros de deficiência.

Potencializar o aprofundamento teórico de quadros específicos das principais deficiências estabelecendo relações com as práticas corporais adaptadas.

Promover e estimular a produção científica de subsídios teóricos e práticos para a inclusão e adaptação dos deficientes nos diferentes espaços de atuação.

Vivenciar a prática de jogos, brincadeiras, esportes, danças, atividades e exercícios adaptados às múltiplas deficiências.

 

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 – Conceituação das deficiências e inclusão

Aspectos históricos e legais em educação física inclusiva;

Principais deficiências, conceituação, tipologia e alterações;

Significados em educação física inclusiva;

Aspectos históricos e legais em educação inclusiva; reconhecimento do documento Lei 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). E do Decreto Nº 8362 de 02/12/2014: que regulamenta a Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista.

 

Unidade 2 – Educação física escolar e atividade motora adaptada

Origem e evolução da atividade motora adaptada e esportes adaptados;

Características dos principais esportes adaptados (funcionamento e regras): da escola ao treinamento;

Práticas corporais adaptada a cada deficiência;

Aspectos de reabilitação e desenvolvimento em cada tipo de deficiência, dentro da educação física escolar.

 

METODOLOGIA:

Aulas teórico-práticas, utilizando recursos audiovisuais: retroprojetor, projetor de slides, vídeo, além de discussões de vídeos e textos.

O TDE será trabalhado através de leituras, fóruns e planejamento de intervenções em diferentes grupos e tipos de deficiência, além de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

MARQUES, L. P.  Professor de Alunos com Deficiência Mental: concepções e práticas pedagógicas. UFJF. Juiz de Fora. MG, 2001.

MAZZOTTA, M.; SILVEIRA, J. Educação especial no Brasil: História e políticas. São Paulo: Cortez, 1996.

DUK, C.  Educar na Diversidade: material de formação docente. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Especial, 2005.

 

Bibliografia Complementar

BEYER, H. O.  Inclusão e avaliação na escola:  de alunos com necessidades educacionais especiais. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009.

Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, CNE.CEB, 2009.

COLL, C; PALACIOS, J; MARCHESI, A (Org.). Desenvolvimento Psicológico e Educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem Escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995, v.3.

LOPES, M. C; HATTGE, M. D (org). Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.