Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Práticas do Treinamento Esportivo

Código: 40-1042

Carga Horária: 40h Teórica: 20h Prática: 10h TDE: 10h

N° de Créditos: 02

 

EMENTA:

Estrutura geral dos processos de treinamento e sua interdependência com as capacidades físicas (força, velocidade, flexibilidade, resistência cárdio-respiratória). Princípios gerais da preparação de atletas; intelectual, técnico, tático e psicológico. Modelos de periodização clássicos e contemporâneos.

 

OBJETIVOS:

Conhecer e analisar o treinamento esportivo e seus objetivos, princípios, meios, tarefas e conteúdos.

Analisar a estrutura geral dos processos de treinamento e sua interdependência com as capacidades físicas.

Conhecer e exercitar a elaboração de modelos de periodização e técnicas do treinamento esportivo.

 

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 – História e evolução do treinamento esportivo:

Cultura do corpo, origem do desempenho físico.

Olimpíadas antigas e a origem dos esportes.

Aperfeiçoamento da técnica e materiais esportivos e sua repercussão sobre o desempenho.

 

Unidade 2 – Teoria do treinamento esportivo:

Avanços científicos e pedagógicos: bases para o avanço do desempenho físico nos esportes.

Modelos clássicos de periodização.

Princípios do treinamento esportivo.

Controle de volume e intensidade e aplicação do controle de carga no planejamento do treinamento esportivo.

 

Unidade 3 – Periodização e organização espacial do treinamento esportivo:

Modelos de periodização aplicados às modalidades esportivas.

Unidades de organização espacial do treinamento esportivo: macrociclo, mesociclo e microciclo.

Elaboração de planilhas para controle e planejamento do treinamento esportivo.

 

METODOLOGIA:

Aulas teórico-práticas, utilizando recursos audiovisuais: retroprojetor, projetor de slides, vídeos, gravações. Além disso, aulas práticas em laboratório de informática, pista atlética, academia e sala de ginástica.

O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BARBANTI, V. J. Teoria e prática do treinamento esportivo. São Paulo: Edgar Blucher, 2000.

BARBANTI, V. J. Treinamento Físico: bases científicas. São Paulo: CLR Balieiro, 2001.

MATVEIV, L. Processo de treino desportivo. Lisboa: Livros Horizonte,1990.

 

Bibliografia Complementar

BOMPA, T. O. Periodização: teoria e metodologia do treino. 4.ed. São Paulo: Phorte, 2002.

DANTAS, E. H. M. A prática de preparação física. 4 ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

PLATONOV, V. N.; BULATOVA, M. M. A preparação física. Rio de Janeiro: Sprint Zamboni, 2003.

PLATONOV, V. N. Tratado geral de treinamento desportivo. São Paulo: Phorte, 2008.

SILVA, L. R. R. Desempenho Esportivo: treinamento com crianças e adolescentes. São Paulo: Phorte, 2006.