Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Seminário de Aprofundamento em Esportes

Código: 40-1041

Carga Horária: 40h Prática: 30h TDE: 10h

N° de Créditos: 02

 

EMENTA:

Planejamento e organização do treinamento: periodização, controle e avaliação e Fundamentação técnico-tática da modalidade escolhida.

 

OBJETIVOS:

Identificar o estágio de desenvolvimento da modalidade no Rio Grande do Sul e Brasil, bem como a sua difusão e expansão no mundo.

Distinguir as principais características das escolas da modalidade.

Aprofundar conhecimentos sobre a fundamentação técnico-tática na modalidade.

Estruturar o processo de treinamento da modalidade escolhida a partir do planejamento e organização das sessões de preparação física, técnica e tática.

Dominar conhecimentos sobre o controle e avaliação do treinamento na modalidade.

Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa sobre o processo de treinamento na modalidade escolhida.

 

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 – Introdução a Modalidade Escolhida:

Características das escolas da modalidade escolhida;

Difusão e expansão da modalidade no Brasil e no mundo;

Estágio atual de desenvolvimento da modalidade no Rio Grande do Sul e Brasil.

 

Unidade 2 –Fundamentação Técnico-Tática:

Avaliação dos fundamentos técnico-táticos da modalidade;

Critérios de avaliação das ações táticas;

Sistemas ofensivos da modalidade;

Sistemas defensivos da modalidade.

 

Unidade 3 – Planejamento e Organização do Treinamento:

Periodização do treinamento na modalidade;

Sessões de preparação física, técnica, tática e psicológica na modalidade.

 

Unidade 4 – Controle e Avaliação do Treinamento:

Noções de sistemas de análise de jogo ("scouting");

Métodos de observação do adversário e de elaboração de plano de jogo;

Controle do processo de treinamento;

Organização do caderno do treinador.

 

METODOLOGIA:

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas práticas, trabalhos em grupo, bem como a observação de sessões de treinamento da modalidade escolhida. O TDE será trabalhado através de estudos de materiais de leitura específicos, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo e fóruns de discussão.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas e realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo).

Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BARBANTI, V. et al. Esporte e Atividade Física:  interação entre rendimento e qualidade de vida. São Paulo: Manole. 2002.  

HERNANDES JÚNIOR, B. D. O. Treinamento Desportivo. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

OLIVEIRA, J.; TAVARES, F. Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. Porto: FCDEF-UP, 1996.

 

Bibliografia Complementar

DANTAS, E. A prática da preparação física. Rio de Janeiro: Shape, 1998.

FOSS, M. L. Bases fisiológicas do exercício e do esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

GUARINO, M. Manual do técnico desportivo. São Paulo: Ícone, 1996.

MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.

TUBINO, M. J. G. Metodologia científica do treinamento desportivo. São Paulo: Ibrasa, 1993.