Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Seminário de Aprofundamento em Esportes Código: 40-1041 Carga Horária: 40h Prática: 30h TDE: 10h N° de Créditos: 02
EMENTA: Planejamento e organização do treinamento: periodização, controle e avaliação e Fundamentação técnico-tática da modalidade escolhida.
OBJETIVOS: Identificar o estágio de desenvolvimento da modalidade no Rio Grande do Sul e Brasil, bem como a sua difusão e expansão no mundo. Distinguir as principais características das escolas da modalidade. Aprofundar conhecimentos sobre a fundamentação técnico-tática na modalidade. Estruturar o processo de treinamento da modalidade escolhida a partir do planejamento e organização das sessões de preparação física, técnica e tática. Dominar conhecimentos sobre o controle e avaliação do treinamento na modalidade. Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa sobre o processo de treinamento na modalidade escolhida.
CONTEÚDO CURRICULAR: Unidade 1 – Introdução a Modalidade Escolhida: Características das escolas da modalidade escolhida; Difusão e expansão da modalidade no Brasil e no mundo; Estágio atual de desenvolvimento da modalidade no Rio Grande do Sul e Brasil.
Unidade 2 –Fundamentação Técnico-Tática: Avaliação dos fundamentos técnico-táticos da modalidade; Critérios de avaliação das ações táticas; Sistemas ofensivos da modalidade; Sistemas defensivos da modalidade.
Unidade 3 – Planejamento e Organização do Treinamento: Periodização do treinamento na modalidade; Sessões de preparação física, técnica, tática e psicológica na modalidade.
Unidade 4 – Controle e Avaliação do Treinamento: Noções de sistemas de análise de jogo ("scouting"); Métodos de observação do adversário e de elaboração de plano de jogo; Controle do processo de treinamento; Organização do caderno do treinador.
METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida por meio de aulas práticas, trabalhos em grupo, bem como a observação de sessões de treinamento da modalidade escolhida. O TDE será trabalhado através de estudos de materiais de leitura específicos, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo e fóruns de discussão.
AVALIAÇÃO: A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas e realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo). Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
Bibliografia Básica BARBANTI, V. et al. Esporte e Atividade Física: interação entre rendimento e qualidade de vida. São Paulo: Manole. 2002. HERNANDES JÚNIOR, B. D. O. Treinamento Desportivo. Rio de Janeiro: Sprint, 2002. OLIVEIRA, J.; TAVARES, F. Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. Porto: FCDEF-UP, 1996.
Bibliografia Complementar DANTAS, E. A prática da preparação física. Rio de Janeiro: Shape, 1998. FOSS, M. L. Bases fisiológicas do exercício e do esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. GUARINO, M. Manual do técnico desportivo. São Paulo: Ícone, 1996. MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. TUBINO, M. J. G. Metodologia científica do treinamento desportivo. São Paulo: Ibrasa, 1993. |