Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Estágio Profissional em Educação Física no Ensino Médio

Código: 40-1038

Carga Horária: 180h Prática: 180

N° de Créditos: 9

 

EMENTA:

Estágio de aplicação de conhecimentos, sob orientação e supervisão docente, na disciplina de Educação Física no Ensino Médio. Observação e contextualização da realidade escolar no Ensino Médio. Planejamento, execução de estratégias didáticas e pedagógicas e docência em aulas de educação física no Ensino Médio. Socialização e reflexão crítica sobre a intervenção pedagógica em Educação Física escolar.

 

OBJETIVOS:

Contribuir na formação didático-pedagógica do estudante para que possa desempenhar, de forma consciente e as funções de professor de Educação Física no ensino médio.

Desempenhar o exercício da docência, articulando a teoria à prática e refletir situações de estágio como parte integrante de sua formação pedagógica e profissional.

Realizar estudos individuais em conteúdos específicos da Educação Física no ensino médio, de acordo com o interesse de aprofundamento do estudante.

Socializar, através do seminário integrador, as situações de estágio de aplicação de conhecimentos na disciplina de Educação Física no ensino médio, em instituições de ensino.

 

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 – Planejamento do Estágio Profissional em Educação Física no Ensino Médio:

Diagnóstico institucional da disciplina de Educação Física no Ensino Médio;

Elaboração de planejamento pedagógico da disciplina de Educação Física;

Estudos individuais aplicados à disciplina de Educação Física.

Elaboração de planejamento pedagógico da disciplina de educação física no ensino médio com ênfase na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida, e discussão de temas transversais envolvendo os esportes, a cultura, a sociedade e a inclusão.

 

Unidade 2 – Realização de Estágio Profissional em Educação Física no Ensino Médio:

Atividades de observação pedagógica de aulas de Educação Física da turma escolhida;

Atividades de participação conjunta nas aulas de Educação Física da turma escolhida;

Atividades de docência (organização e gestão) de aulas de Educação Física na turma escolhida.

 

Unidade 3 – Relatório das Atividades de Estágio:

Pontos de encontro de orientação e discussão das situações de estágio;

Pontos de encontro de orientação coletiva e discussão das situações de estágio;

Acolhimento, integração e diálogo das experiências do estágio dos estudantes;

Seminário de apresentação dos relatórios de estágio.

 

METODOLOGIA:

A disciplina será desenvolvida por meio da realização prática do estágio supervisionado, aulas expositivas-dialogadas, pontos de encontro de orientação pedagógica e de discussão das situações de estágio, seminários e outros.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de planejamento, realização e relatório de estágio, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão do estágio e do seminário de apresentação dos relatórios de estágio.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

NEIRA, M. G. Educação Física – Desenvolvendo competências. São Paulo: Phorte, 2006.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para uma prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

PAES, R. R.; BALBINO, H. F. Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

 

Bibliografia Complementar

BARBOSA, C. L. A. Educação Física Escolar: da alienação à libertação. Petrópolis: Vozes, 2004.

BORSARI, J. R. et al.  Educação Física da pré-escola à universidade: planejamento, programas e conteúdos. São Paulo: EPU, 1980.

FAZENDA, I. C. A. et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 2005.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001.

PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e formação de professores:  percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.