Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Estágio Profissional em Educação Física no Ensino Fundamental - Anos Finais Código: 40-1036 Carga Horária: 180h Prática: 180 N° de Créditos: 9
EMENTA: Estágio de aplicação de conhecimentos, sob orientação e supervisão docente, na disciplina de Educação Física no Ensino Fundamental – Anos Finais. Observação e contextualização da realidade escolar nos anos finais do ensino fundamental. Planejamento, execução de estratégias didáticas e pedagógicas e docência em aulas de educação física no ensino fundamental - anos finais. Socialização e reflexão crítica sobre a intervenção pedagógica em Educação Física escolar.
OBJETIVOS: Contribuir na formação didático-pedagógica do estudante para que possa desempenhar, de forma consciente e as funções de professor de Educação Física no ensino fundamental; Desempenhar o exercício da docência, articulando a teoria à prática e refletir situações de estágio como parte integrante de sua formação pedagógica e profissional; Realizar estudos individuais em conteúdos específicos da Educação Física no ensino fundamental nos anos finais, de acordo com o interesse de aprofundamento do estudante; Socializar, através do seminário integrador, as situações de estágio de aplicação de conhecimentos na disciplina de Educação Física no ensino fundamental anos finais, em instituições de ensino.
CONTEÚDO CURRICULAR: Unidade 1 – Planejamento do Estágio Profissional em Educação Física no Ensino Fundamental Anos Finais: Diagnóstico institucional da disciplina de Educação Física no Ensino fundamental Anos finais; Elaboração de planejamento pedagógico da disciplina de Educação Física; Estudos individuais aplicados à disciplina de Educação Física.
Unidade 2 – Realização de Estágio Profissional em Educação Física no Ensino Fundamental Anos Finais: Atividades de observação pedagógica de aulas de Educação Física da turma escolhida; Atividades de participação conjunta nas aulas de Educação Física da turma escolhida; Atividades de docência (organização e gestão) de aulas de Educação Física na turma escolhida.
Unidade 3 – Relatório das Atividades de Estágio: Pontos de encontro de orientação e discussão das situações de estágio; Pontos de encontro de orientação coletiva e discussão das situações de estágio; Acolhimento, integração e diálogo das experiências do estágio dos estudantes; Seminário de apresentação dos relatórios de estágio.
METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida por meio da realização prática do estágio supervisionado, aulas expositivas-dialogadas, pontos de encontro de orientação pedagógica e de discussão das situações de estágio, seminários e outros.
AVALIAÇÃO: A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de planejamento, realização e relatório de estágio, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão do estágio e do seminário de apresentação dos relatórios de estágio. |
Bibliografia Básica PALMA, A. P. T. V.; OLIVEIRA, A. A. B.; PALMA, J. A. V. Educação Física e a organização curricular: educação infantil e ensino fundamental. Londrina, PR: Eduel, 2008. DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para uma prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
Bibliografia Complementar BARBOSA, C. L. A. Educação Física Escolar: da alienação à libertação. Petrópolis: Vozes, 2004. MOREIRA, E. C. (Org.). Educação Física Escolar: desafios e propostas. Jundiaí: Fontoura, 2004. MOSSTON, M.; ASHWORTH, S. La enseñanza de la Educación Física. Barcelona: Editorial Hispano Europea, 1993. OLIVEIRA, V. M. Educação Física Humanista. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1987. SOLER, R. Educação Física Escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2003. |