Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Estágio Profissional em Educação Física no Ensino Fundamental - Anos Finais

Código: 40-1036

Carga Horária: 180h Prática: 180

N° de Créditos: 9

 

EMENTA:

Estágio de aplicação de conhecimentos, sob orientação e supervisão docente, na disciplina de Educação Física no Ensino Fundamental – Anos Finais. Observação e contextualização da realidade escolar nos anos finais do ensino fundamental. Planejamento, execução de estratégias didáticas e pedagógicas e docência em aulas de educação física no ensino fundamental - anos finais. Socialização e reflexão crítica sobre a intervenção pedagógica em Educação Física escolar.

 

OBJETIVOS:

Contribuir na formação didático-pedagógica do estudante para que possa desempenhar, de forma consciente e as funções de professor de Educação Física no ensino fundamental;

Desempenhar o exercício da docência, articulando a teoria à prática e refletir situações de estágio como parte integrante de sua formação pedagógica e profissional;

Realizar estudos individuais em conteúdos específicos da Educação Física no ensino fundamental nos anos finais, de acordo com o interesse de aprofundamento do estudante;

Socializar, através do seminário integrador, as situações de estágio de aplicação de conhecimentos na disciplina de Educação Física no ensino fundamental anos finais, em instituições de ensino.

 

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 – Planejamento do Estágio Profissional em Educação Física no Ensino Fundamental Anos Finais:

Diagnóstico institucional da disciplina de Educação Física no Ensino fundamental Anos finais;

Elaboração de planejamento pedagógico da disciplina de Educação Física;

Estudos individuais aplicados à disciplina de Educação Física.

 

Unidade 2 – Realização de Estágio Profissional em Educação Física no Ensino Fundamental Anos Finais:

Atividades de observação pedagógica de aulas de Educação Física da turma escolhida;

Atividades de participação conjunta nas aulas de Educação Física da turma escolhida;

Atividades de docência (organização e gestão) de aulas de Educação Física na turma escolhida.

 

Unidade 3 – Relatório das Atividades de Estágio:

Pontos de encontro de orientação e discussão das situações de estágio;

Pontos de encontro de orientação coletiva e discussão das situações de estágio;

Acolhimento, integração e diálogo das experiências do estágio dos estudantes;

Seminário de apresentação dos relatórios de estágio.

 

METODOLOGIA:

A disciplina será desenvolvida por meio da realização prática do estágio supervisionado, aulas expositivas-dialogadas, pontos de encontro de orientação pedagógica e de discussão das situações de estágio, seminários e outros.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de planejamento, realização e relatório de estágio, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão do estágio e do seminário de apresentação dos relatórios de estágio.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

PALMA, A. P. T. V.; OLIVEIRA, A. A. B.; PALMA, J. A. V. Educação Física e a organização curricular: educação infantil e ensino fundamental. Londrina, PR: Eduel, 2008.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para uma prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

 

Bibliografia Complementar

BARBOSA, C. L. A. Educação Física Escolar: da alienação à libertação. Petrópolis: Vozes, 2004.

MOREIRA, E. C. (Org.). Educação Física Escolar: desafios e propostas. Jundiaí: Fontoura, 2004.

MOSSTON, M.; ASHWORTH, S. La enseñanza de la Educación Física. Barcelona: Editorial Hispano Europea, 1993.

OLIVEIRA, V. M. Educação Física Humanista. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1987.

SOLER, R. Educação Física Escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.