Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Educação Física Escolar: Fundamentos Didáticos Código: 40-1035 Carga Horária: 40h Teórica: 20h Prática: 10h TDE: 10h N° de Créditos: 02
EMENTA: Estudo da didática e das tendências pedagógicas e epistemológicas do fazer docente, formação do professor e suas relações com a concepção metodológica da ação docente, planejamento e avaliação da prática pedagógica. Estudo sobre a questão do ensinar e do aprender na educação física na escola, suas possibilidades e tendências e a formação do professor de educação física.
OBJETIVOS: Estimular a reflexão e discussão acerca do papel do professor de educação física no processo ensino aprendizagem compreendendo o papel da didática e as diferentes possibilidades de intervenção pedagógicas da Educação Física. Construir referências teórico-metodológicas, que fundamentam o ato pedagógico em seu fazer cotidiano auxiliando no processo formativo dos acadêmicos. Refletir e compreender os conhecimentos teóricos/práticos sobre as fases do processo ensino-aprendizagem (planejamento, execução e avaliação) para ingressarem no mercado de trabalho de forma consistente e competente.
CONTEÚDO CURRICULAR: Unidade 1 - Relação Da Didática e Educação Física: Reflexões Sobre a Prática Pedagógica Complexidade da docência em educação física; A natureza do trabalho docente e suas relações com o sistema de ensino e a sociedade; Didática e o trabalho docente no contexto escolar; Didática da educação física e ação docente.
Unidade 2 - Organização do Trabalho Didático/Pedagógico na Escola e Saberes Necessários à Docência Projeto pedagógico e planejamento de ensino e a articulação com a educação física; Planejamento do processo ensino aprendizagem: níveis e características (construção conjunta entre professor e alunos; flexibilidade; objetividade; coerência; sequência). Elementos da ação docente/ prática pedagógica e a articulação com as dimensões técnicas, humanas e políticas. Competências e objetivos do processo ensino-aprendizagem da educação física escolar. Conteúdos da Educação Física escolar e as suas dimensões. Recursos didáticos: importância e utilização para o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar. Inovações da Educação Física. As dimensões da avaliação no processo educativo na educação física escolar.
METODOLOGIA: Aulas teórico-práticas, utilizando recursos audiovisuais: retroprojetor, projetor de slides, vídeo, além de discussões de vídeos e textos. O TDE será trabalhado através de leituras, fóruns e planejamento de intervenções em diferentes contextos da educação física escolar, além de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
AVALIAÇÃO: A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos em grupo e individuais. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
Bibliografia Básica DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. FELDMAN, D. Ajudar a ensinar: relações entre didática e ensino. Porto Alegre: Artmed, 2001. KUNZ, E. (Org.) Didática da Educação Física. Ijuí, RS: UNIJUI, 2001. v.1. Coleção Educação Física.
Bibliografia Complementar ANDRÉ, M. E. D.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Alternativas no ensino de didática. 2. ed. Campinas: Papirus, 2000. DARIDO, S.C. RANGEL, I.C.A. (coord.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. KUNZ, E. (Org.) Didática da Educação Física. Ijuí, RS: UNIJUI, 2002. v.2. Coleção Educação Física. KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí: UNIJUI, 2004. OLIVEIRA, V. M. O que é educação física. 11. ed. São Paulo: Brasiliense, 2001. |