Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Educação Física Escolar: Fundamentos Didáticos

Código: 40-1035

Carga Horária: 40h Teórica: 20h Prática: 10h TDE: 10h

N° de Créditos: 02

 

EMENTA:  

Estudo da didática e das tendências pedagógicas e epistemológicas do fazer docente, formação do professor e suas relações com a concepção metodológica da ação docente, planejamento e avaliação da prática pedagógica. Estudo sobre a questão do ensinar e do aprender na educação física na escola, suas possibilidades e tendências e a formação do professor de educação física.

 

OBJETIVOS:

Estimular a reflexão e discussão acerca do papel do professor de educação física no processo ensino aprendizagem compreendendo o papel da didática e as diferentes possibilidades de intervenção pedagógicas da Educação Física.

Construir referências teórico-metodológicas, que fundamentam o ato pedagógico em seu fazer cotidiano auxiliando no processo formativo dos acadêmicos.

Refletir e compreender os conhecimentos teóricos/práticos sobre as fases do processo ensino-aprendizagem (planejamento, execução e avaliação) para ingressarem no mercado de trabalho de forma consistente e competente.

 

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 - Relação Da Didática e Educação Física: Reflexões Sobre a Prática Pedagógica

Complexidade da docência em educação física;

A natureza do trabalho docente e suas relações com o sistema de ensino e a sociedade;

Didática e o trabalho docente no contexto escolar;

Didática da educação física e ação docente.

 

Unidade 2 - Organização do Trabalho Didático/Pedagógico na Escola e Saberes Necessários à Docência

Projeto pedagógico e planejamento de ensino e a articulação com a educação física;

Planejamento do processo ensino aprendizagem: níveis e características (construção conjunta entre professor e alunos; flexibilidade; objetividade; coerência; sequência).

Elementos da ação docente/ prática pedagógica e a articulação com as dimensões técnicas, humanas e políticas.

Competências e objetivos do processo ensino-aprendizagem da educação física escolar.

Conteúdos da Educação Física escolar e as suas dimensões.  

Recursos didáticos: importância e utilização para o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar.

Inovações da Educação Física.

As dimensões da avaliação no processo educativo na educação física escolar.

 

METODOLOGIA:

Aulas teórico-práticas, utilizando recursos audiovisuais: retroprojetor, projetor de slides, vídeo, além de discussões de vídeos e textos.

O TDE será trabalhado através de leituras, fóruns e planejamento de intervenções em diferentes contextos da educação física escolar, além de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos em grupo e individuais. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

FELDMAN, D. Ajudar a ensinar: relações entre didática e ensino. Porto Alegre: Artmed, 2001.

KUNZ, E. (Org.) Didática da Educação Física. Ijuí, RS: UNIJUI, 2001. v.1. Coleção Educação Física.

 

Bibliografia Complementar

ANDRÉ, M. E. D.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Alternativas no ensino de didática. 2. ed. Campinas: Papirus, 2000.

DARIDO, S.C. RANGEL, I.C.A. (coord.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

KUNZ, E. (Org.) Didática da Educação Física. Ijuí, RS: UNIJUI, 2002. v.2. Coleção Educação Física.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí: UNIJUI, 2004.

OLIVEIRA, V. M. O que é educação física. 11. ed. São Paulo: Brasiliense, 2001.