Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Educação Física Escolar: Planejamento, Currículo e Avaliação na Educação Código: 40-1034 Carga Horária: 80h Teórica: 40h Prática: 20h TDE: 20h N° de Créditos: 04
EMENTA: A disciplina aborda os conhecimentos construídos durante o processo de formação profissional de cada uma das etapas do componente curricular Educação Física na Educação Básica. Analisa as questões relacionadas ao planejamento como estratégia educativa e instrumento de emancipação humana em espaços escolares e não escolares. Enfoca o estudo dos instrumentos pedagógicos de intervenção social. Busca realizar uma análise da gestão dos planos, programas, currículo, projetos educacionais, bem como dos instrumentos de avaliação no meio educacional.
OBJETIVOS: Analisar o planejamento como estratégia educativa para compreender que o ato de planejar tem impactos na ação humana. Investigar os processos de operacionalização dos planos nacionais, estaduais e municipais de educação para identificar as principais metas e aplicabilidade dos mesmos. Reconhecer metodologias e práticas educativas que busquem fomentar a utilização de instrumentos pedagógicos na intervenção social. Identificar diferentes objetivos, conteúdos, metodologias e estratégias de avaliação da educação física escolar. Reconhecer e entender a estruturação do componente curricular em Educação Física Escolar. Proporcionar ao aluno noções de estruturação do componente curricular em Educação Física. Selecionar conteúdos, métodos e critérios de avaliação nos diferentes níveis de ensino.
CONTEÚDO CURRICULAR: Unidade 1 – Educação Física e a Escola A democratização da educação. A função social da escola e a Educação Física frente à cultura escolar; Cultura Corporal, Educação Física e a prática escolar: A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem.
Unidade 2 - Educação Física Escolar: Planejamento, Currículo. Projeto político pedagógico e currículo. Projeto Político Pedagógico: a gestão democrática da escola;
Unidade 3 – Educação Física Escolar: Planejamento, Currículo. Componentes e aspectos estruturadores de projeto político pedagógico. O projeto político-pedagógico e a Educação Física Escolar.
Unidade 4 - Educação Física Escolar: Planejamento Planejamento, Planejar e Planos: Conceituação, contextualização e compreensões preliminares; Planejamento e Contextos educativos: Tipos e níveis de planejamento;
Unidade 5 - Educação Física Escolar: Planejamento Planejamento e Trabalho pedagógico. Planejamento e Instrumentos pedagógicos.
Unidade 6 - Cultura, currículo e prática escolar. Histórias do currículo Concepções e características de Currículo; Teorias de currículo e sua relação com a educação e o ensino da Educação Física Escolar; Seleção do currículo.
Unidade 7 – Educação Física Escolar: Planejamento, Currículo. Pensamento pedagógico brasileiro. Perspectivas histórico-epistemológicas das disciplinas curriculares na escola e da Educação Física como saber curricular.
Unidade 8 - Educação Física Escolar: Planejamento, Currículo. O entendimento do currículo na Educação Física Escolar. Política educacional curricular e o projeto educativo da Educação Física na escola; Paradigmas curriculares e identidades pedagógicas na Educação Física na escola.
Unidade 9 - Planejamento da Proposta curricular: Avaliação na Educação As relações em sala de aula; Inserção no cotidiano escolar da Educação Básica. Planejamento e avaliação educacional; Avaliação do ensino-aprendizagem; Objetivos, conteúdos, métodos e critérios de avaliação para os diferentes níveis de ensino.
METODOLOGIA: As aulas serão teórico-práticas utilizando-se de recursos audiovisuais como: retroprojetor, projetor de slides, apostilas, artigos, livros. Ainda, estudos dirigidos e visitas técnicas de observação em instituições escolares, discussão em forma de seminários,reuniões. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
AVALIAÇÃO: A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
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Bibliografia Básica PALMA, A. P. T. V.; OLIVEIRA, A. A. B.; PALMA, J. A. V. Educação Física e a organização curricular: educação infantil e ensino fundamental. Londrina, PR: Eduel, 2008. RIO GRANDE DO SUL. Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagens códigos e suas tecnologias. Porto Alegre, RS: Secretaria de Estado da Educação, 2009. TAFFAREL, C. Z.; HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Currículo e Educação Física: Formação de professores e práticas pedagógicas nas escolas. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2007.
Bibliografia Complementar COLL, C. et al. Os conteúdos da reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000. MOREIRA, E. C. (Org.). Educação Física Escolar: propostas e desafios II. Jundiaí: Fontoura, 2006. PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Codex, 2001. SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. (Org.). Educação Física: conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre, RS: Mediação, 2002. SOLER, R. Educação Física Inclusiva na Escola: em busca de uma escola plural. Rio de Janeiro: Sprint, 2005. |