Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Educação Física Escolar: Planejamento, Currículo e Avaliação na Educação

Código: 40-1034

Carga Horária: 80h Teórica: 40h Prática: 20h TDE: 20h

N° de Créditos: 04

 

EMENTA:

A disciplina aborda os conhecimentos construídos durante o processo de formação profissional de cada uma das etapas do componente curricular Educação Física na Educação Básica. Analisa as questões relacionadas ao planejamento como estratégia educativa e instrumento de emancipação humana em espaços escolares e não escolares. Enfoca o estudo dos instrumentos pedagógicos de intervenção social. Busca realizar uma análise da gestão dos planos, programas, currículo, projetos educacionais, bem como dos instrumentos de avaliação no meio educacional.

 

OBJETIVOS:

Analisar o planejamento como estratégia educativa para compreender que o ato de planejar tem impactos na ação humana.

Investigar os processos de operacionalização dos planos nacionais, estaduais e municipais de educação para identificar as principais metas e aplicabilidade dos mesmos.

Reconhecer metodologias e práticas educativas que busquem fomentar a utilização de instrumentos pedagógicos na intervenção social.

Identificar diferentes objetivos, conteúdos, metodologias e estratégias de avaliação da educação física escolar.

Reconhecer e entender a estruturação do componente curricular em Educação Física Escolar.

Proporcionar ao aluno noções de estruturação do componente curricular em Educação Física.

Selecionar conteúdos, métodos e critérios de avaliação nos diferentes níveis de ensino.

 

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 – Educação Física e a Escola

A democratização da educação.

A função social da escola e a Educação Física frente à cultura escolar;

Cultura Corporal, Educação Física e a prática escolar:

A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem.

 

Unidade 2 - Educação Física Escolar: Planejamento, Currículo.

Projeto político pedagógico e currículo.

Projeto Político Pedagógico: a gestão democrática da escola;

 

Unidade 3 – Educação Física Escolar: Planejamento, Currículo.

Componentes e aspectos estruturadores de projeto político pedagógico.

O projeto político-pedagógico e a Educação Física Escolar.

 

Unidade 4 - Educação Física Escolar: Planejamento

Planejamento, Planejar e Planos: Conceituação, contextualização e compreensões preliminares;

Planejamento e Contextos educativos: Tipos e níveis de planejamento;

 

Unidade 5 - Educação Física Escolar: Planejamento

Planejamento e Trabalho pedagógico.

Planejamento e Instrumentos pedagógicos.

 

Unidade 6 - Cultura, currículo e prática escolar.

Histórias do currículo

Concepções e características de Currículo;

Teorias de currículo e sua relação com a educação e o ensino da Educação Física Escolar;

Seleção do currículo.

 

Unidade 7 – Educação Física Escolar: Planejamento, Currículo.

Pensamento pedagógico brasileiro.

Perspectivas histórico-epistemológicas das disciplinas curriculares na escola e da Educação Física como saber curricular.

 

Unidade 8 - Educação Física Escolar: Planejamento, Currículo.

O entendimento do currículo na Educação Física Escolar.

Política educacional curricular e o projeto educativo da Educação Física na escola;

Paradigmas curriculares e identidades pedagógicas na Educação Física na escola.

 

Unidade 9 - Planejamento da Proposta curricular: Avaliação na Educação

As relações em sala de aula;

Inserção no cotidiano escolar da Educação Básica.

Planejamento e avaliação educacional;

Avaliação do ensino-aprendizagem;

Objetivos, conteúdos, métodos e critérios de avaliação para os diferentes níveis de ensino.

 

METODOLOGIA:

As aulas serão teórico-práticas utilizando-se de recursos audiovisuais como: retroprojetor, projetor de slides, apostilas, artigos, livros. Ainda, estudos dirigidos e visitas técnicas de observação em instituições escolares, discussão em forma de seminários,reuniões.  O TDE será trabalhado através de estudos teóricos, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

PALMA, A. P. T. V.; OLIVEIRA, A. A. B.; PALMA, J. A. V. Educação Física e a organização curricular: educação infantil e ensino fundamental. Londrina, PR: Eduel, 2008.

RIO GRANDE DO SUL.  Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagens códigos e suas tecnologias. Porto Alegre, RS: Secretaria de Estado da Educação, 2009.

TAFFAREL, C. Z.; HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Currículo e Educação Física: Formação de professores e práticas pedagógicas nas escolas. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2007.  

 

Bibliografia Complementar

COLL, C. et al. Os conteúdos da reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

MOREIRA, E. C. (Org.). Educação Física Escolar: propostas e desafios II. Jundiaí: Fontoura, 2006.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Codex, 2001.

SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. (Org.). Educação Física: conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre, RS: Mediação, 2002.

SOLER, R. Educação Física Inclusiva na Escola:  em busca de uma escola plural. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.