Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Educação Física Escolar: Abordagens Pedagógicas e Metodológicas

Código: 40-1032

Carga Horária: 80h Teórica: 40h Prática: 20h TDE: 20h

N° de Créditos: 04

 

EMENTA:

Estudo teorias/abordagens pedagógicas no campo da educação física escolar e sua importância nas práxis docentes. Constituição ao longo do processo histórico das teorias/abordagens pedagógicas da Educação física concepções e pressupostos básicos. Procedimentos metodológicos e abordagens pedagógicas no processo ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física. Planejamento da prática educativa nas diferentes abordagens pedagógicas da educação física, aplicação e reflexão crítica sobre as intervenções. Competências do professor de educação física e formação profissional. Desenvolvimento das competências pedagógicas e a complexidade da docência a inter-relação entre a teoria e a prática.

 

OBJETIVOS:

- Conhecer as diferentes teorias/abordagens pedagógicas no campo da Educação Física Escolar e articulá-las os espaços de atuação do professor de Educação Física.

- Analisar as abordagens pedagógicas e suas orientações conceituais na Educação Física Escolar.

- Analisar as concepções e perspectivas pedagógicas que orientam o processo de ensino-aprendizagem da educação física.

- Compreender a complexidade da docência e a práxis pedagógica da educação física escolar.

- Elaborar e planejar o processo de ensino-aprendizagem de acordo com as diferentes abordagens pedagógicas da Educação Física Escolar.

- Identificar e reconhecer as competências do profissional de Educação Física e incentivar a construção de propostas de intervenção na educação física escolar.

 

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 - Competências do Profissional de Educação Física:

?Dimensões, Teorias e Componentes da Competência Profissional e Pedagógica do Professor de Educação Física;

?O papel do professor de Educação Física na escola e o processo ensino-aprendizagem.

 

Unidade 2 - Abordagens Pedagógicas e Orientações Conceituais na Educação Física Escolar, e o processo de ensino-aprendizagem

?Abordagens Pedagógicas no Ensino em Educação Física;

?Pressupostos básicos, concepções e procedimentos metodológicos das abordagens pedagógicas da Educação Física.

?Metodologias de Ensino em Educação Física;

?Sistematização, organização e planejamento pedagógico da Educação Física Escolar;

?Investigações sobre as Metodologias de Ensino em Educação Física.

 

Unidade 3 - Aplicação do conhecimento nas diferentes abordagens pedagógicas da Educação Física

?Planejamento da prática educativa nas diferentes abordagens da educação física.

?As especificidades de cada fase de ensino da educação física e as diretrizes da Lei 9394/96 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Reflexões e planejamentos metodológicos na Educação Física na Educação de Jovens e Adultos, seus desafios e possibilidades;

?Aplicação de conhecimentos e realização de intervenções pedagógicas na educação física fundamentadas nas diferentes abordagens pedagógicas da educação física;

?Socialização, reflexão e articulação teórico-prática à cerca do exercício da docência e o desenvolvimento de competências pedagógicas.

 

METODOLOGIA:

Aulas teórico-práticas, utilizando recursos audiovisuais: retroprojetor, projetor de slides, vídeo, além de discussões de vídeos e textos. O TDE será trabalhado através de leituras, fóruns e planejamento de intervenções em diferentes contextos da educação física escolar, além de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos em grupo e individuais. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

NEIRA, M. G. Educação Física: Desenvolvendo competências. São Paulo: Phorte, 2006.

SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. (Org.). Educação Física: conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre, RS: Mediação, 2003.

 

Bibliografia Básica

BARBOSA, C. L. A. Educação Física Escolar: da alienação à libertação. Petrópolis: Vozes, 2004.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

HILDEBRANDT-STRAMANN, H. Textos pedagógicos sobre ensino da Educação Física. Ijuí,  RS: Unijuí, 2005.

KUNZ, E. (Org.). Didática da educação física.  Ijui: Unijuí, 2002. v. [v. 2] (Coleção Educação Física)

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2005.