Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Estágio Profissional em Educação Física na Educação Infantil Código: 40-1031 Carga Horária: 140h Prática: 140h N° de Créditos: 7
EMENTA: Aplicação de conhecimentos em Educação Física Escolar, sob orientação e supervisão docente na Educação Infantil, compreendendo o conhecimento e a participação da dinâmica institucional em EMEIS e pré-escolas, com o planejamento, realização de aulas e elaboração do relatório de estágio.
OBJETIVOS:
CONTEÚDO CURRICULAR: Unidade 1 – Planejamento do Estágio Profissional em Educação Física na Educação Infantil: Diagnóstico institucional da disciplina de Educação Física na Educação Infantil; Elaboração de planejamento pedagógico da disciplina de Educação Física; Estudos individuais aplicados à disciplina de Educação Física.
Unidade 2 – Realização de Estágio Profissional em Educação Física na Educação Infantil: Atividades de observação pedagógica de aulas de Educação Física da turma escolhida; Atividades de participação conjunta nas aulas de Educação Física da turma escolhida; Atividades de docência (organização e gestão) de aulas de Educação Física na turma escolhida.
Unidade 3 – Relatório das Atividades de Estágio: Pontos de encontro de orientação e discussão das situações de estágio; Pontos de encontro de orientação coletiva e discussão das situações de estágio; Acolhimento, integração e diálogo das experiências do estágio dos estudantes; Seminário de apresentação dos relatórios de estágio.
METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida por meio da realização prática do estágio supervisionado, aulas expositivas-dialogadas, pontos de encontro de orientação pedagógica e de discussão das situações de estágio, seminários e outros.
AVALIAÇÃO: A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de planejamento, realização e relatório de estágio, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão do estágio e do seminário de apresentação dos relatórios de estágio.
|
Bibliografia Básica DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para uma prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. PALMA, A. P. T. V.; OLIVEIRA, A. A. B.; PALMA, J. A. V. Educação Física e a organização curricular: educação infantil e ensino fundamental. Londrina, PR: Eduel, 2008.
Bibliografia Complementar BARBOSA, C. L. A. Educação Física Escolar: da alienação à libertação. Petrópolis: Vozes, 2004. FAZENDA, I. C. A. et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 2005. FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: Scipione, 2001. GONZÁLEZ RODRIGUEZ, C.; FRANCINE JÚNIOR, R. (Trad.). Educação física infantil: motricidade de 1 a 6 anos. São Paulo: Phorte, 2005. LLEIXÀ ARRIBAS, T.; MURAD, F. (Trad.). A Educação Física de 3 a 8 anos. 7. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002. |