Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Estágio Profissional em Educação Física na Educação Infantil

Código: 40-1031

Carga Horária: 140h Prática: 140h

N° de Créditos: 7

 

EMENTA:

Aplicação de conhecimentos em Educação Física Escolar, sob orientação e supervisão docente na Educação Infantil, compreendendo o conhecimento e a participação da dinâmica institucional em EMEIS e pré-escolas, com o planejamento, realização de aulas e elaboração do relatório de estágio.

 

OBJETIVOS:

  • Desenvolver a formação didático-pedagógica do acadêmico para que possa desempenhar as funções de professor de Educação Física na Educação Infantil;
  • Exercer o exercício da docência, articulando a teoria à prática e refletir situações de estágio como parte integrante de sua formação pedagógica e profissional;
  • Realizar estudos individuais em conteúdos específicos da Educação Física na Educação Infantil, de acordo com o interesse de aprofundamento do acadêmico;
  • Socializar as situações de estágio de aplicação de conhecimentos na disciplina em instituições de ensino situadas na região de abrangência do Curso de Licenciatura em Educação Física da URI.

 

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 – Planejamento do Estágio Profissional em Educação Física na Educação Infantil:

Diagnóstico institucional da disciplina de Educação Física na Educação Infantil;

Elaboração de planejamento pedagógico da disciplina de Educação Física;

Estudos individuais aplicados à disciplina de Educação Física.

 

Unidade 2 – Realização de Estágio Profissional em Educação Física na Educação Infantil:

Atividades de observação pedagógica de aulas de Educação Física da turma escolhida;

Atividades de participação conjunta nas aulas de Educação Física da turma escolhida;

Atividades de docência (organização e gestão) de aulas de Educação Física na turma escolhida.

 

Unidade 3 – Relatório das Atividades de Estágio:

Pontos de encontro de orientação e discussão das situações de estágio;

Pontos de encontro de orientação coletiva e discussão das situações de estágio;

Acolhimento, integração e diálogo das experiências do estágio dos estudantes;

Seminário de apresentação dos relatórios de estágio.

 

METODOLOGIA:

A disciplina será desenvolvida por meio da realização prática do estágio supervisionado, aulas expositivas-dialogadas, pontos de encontro de orientação pedagógica e de discussão das situações de estágio, seminários e outros.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de planejamento, realização e relatório de estágio, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão do estágio e do seminário de apresentação dos relatórios de estágio.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para uma prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.  

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

PALMA, A. P. T. V.; OLIVEIRA, A. A. B.; PALMA, J. A. V. Educação Física e a organização curricular: educação infantil e ensino fundamental. Londrina, PR: Eduel, 2008.

 

Bibliografia Complementar

BARBOSA, C. L. A. Educação Física Escolar: da alienação à libertação. Petrópolis: Vozes, 2004. FAZENDA, I. C. A. et al.  A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 2005.

FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: Scipione, 2001.

GONZÁLEZ RODRIGUEZ, C.; FRANCINE JÚNIOR, R. (Trad.).  Educação física infantil: motricidade de 1 a 6 anos. São Paulo: Phorte, 2005.

LLEIXÀ ARRIBAS, T.; MURAD, F. (Trad.). A Educação Física de 3 a 8 anos. 7. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.