Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Projeto Integrador em Educação Física IV Código: 40-1007 Carga Horária: 40h Teórica: 10h Prática: 20h TDE: 10h N° de Créditos: 02
EMENTA: Desenvolvimento, em grupo supervisionado, de um projeto integrando as disciplinas desenvolvidas até o 5º semestre do curso, como parte integrante da proposta do uso de metodologias ativas de aprendizagem, baseada em problemas e por projetos.
OBJETIVOS:
CONTEÚDO CURRICULAR: Unidade 1 – Criação do Problema Utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP), e do Design Thinking (DT), em relação ao tema do projeto em desenvolvimento pela turma e pelo grupo. Criação e definição de problemas a partir da realidade. Como elaborar e criar planos de ação a partir de problemas.
Unidade 2 – Resolução do problema A criação de métodos como etapa da resolução de problemas. Normas de produção de relatório acadêmico científico. Produção de relatório acadêmico científico. Elaboração da proposta de resolução de problema.
METODOLOGIA: A disciplina consistirá em aulas teóricas e orientações de preparação e execução das atividades além de supervisão constante do professor da disciplina nas atividades acadêmicas de resolução de problemas, além disso serão realizados seminários de acompanhamento durante a disciplina. O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
AVALIAÇÃO: A avaliação dos alunos compreende a realização e entrega das tarefas propostas pelo professor da disciplina no tempo determinado, além da entrega do relatório final e as apresentações dos seminários de acompanhamento e seminário final. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
Bibliografia Básica GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010. LAKATOS, E. MARCONI, M.A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010. THOMAS, J.R & NELSON, N.K. Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed: Porto Alegre. 2002.
Bibliografia Complementar BASTOS, C. L.; KELLER, V. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. GOLDENBERGER, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 2.d. Rio de Janeiro: Record, 2001. GRIGOLLI, A.; A. G. Metodologia do trabalho científico e recursos informacionais na área da saúde. São Paulo: Santos, 2008. MOLINA NETO, V. TRIVINOS, A.N.S. A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Sulina, 2004. SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002. STORTI, A. T. et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 2. ed., rev. e atual. Erechim: EdiFAPES, 2006. |