Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Desenho Universal

Código: 60-1133

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h)  (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Compreensão dos conceitos e definições que situam a deficiência em um contexto amplo e abrangente, para a elaboração de projetos adequados à diversidade humana, em especial para pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida.

 

Objetivos:

Analisar a legislação, as normas e os decretos relacionados ao tema. Compreender parâmetros e requisitos de acessibilidade espacial. Observar os parâmetros antropométricos. Vivenciar os princípios do Desenho Universal na concepção de projetos de objetos, edificações, espaços e equipamentos urbanos.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Conceito de desenho universal

2 Sociedade inclusiva

2 Cidade Acessível

3 Espaços acessíveis que atendam aos princípios do desenho universal

4 Variedade de necessidades dos usuários, autonomia e independência

5 Ambiente construído: a adequação e adaptabilidade da estrutura, das instalações

6 Mobiliário e equipamentos adaptados

7 Garantias Legais de Acessibilidade

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de projeto e representação gráfica em laboratório de desenho.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CAMBIAGHI, Silvana Serafino. Desenho Universal: métodos e técnicas de ensino na graduação de arquitetos e urbanistas. 3ª edição revista. Editora SENAC. São Paulo, 2019.

FREITAS, M. I. C de; VENTORINI, S. E. Cartografia Tátil: orientação e mobilidade às pessoas com deficiência visual. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

SAAD, Ana Lúcia. Acessibilidade. Guia Prático Para o Projeto de Adaptações e de Novas Edificações. 1ª edição. Editora PINI. São Paulo, 2011.

 

Bibliografia Complementar

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiências a Edificações, Espaço, Mobiliário e Equipamento Urbano. Rio de Janeiro: ABNT, 2004; 2015.

BARROS, Cibele Monteiro. Acessibilidade: Orientações para Bares, Restaurantes e Pousadas. 1ª edição. Editora SENAC. São Paulo, 2012.

GEHL, Jan. Cidades para Pessoas. Ed. Perspectiva. São Paulo, 2013.

OLIVEIRA, Janaína de. Município e a Acessibilidade Urbana. 1ª edição. Editora Lumen Juris. Rio de Janeiro, 2018.

SILVA, Tania Fernandes. Acessibilidade. Edificações, Mobiliários e Espaços Para Uma Real Inclusão Escolar. . 1ª edição. Editora Wak. Rio de Janeiro, 2015.

SPECK, Jeff. Cidade Caminhável. 1ª edição. Editora Perspectiva. São Paulo, 2015.