Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Linguística, Letras e Artes  

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA I E

Código: 80-237   

Carga Horária: 40h  

Teórica: 40h (EAD)

N° de Créditos: 02

 

Ementa  

Análise temática, compreensiva, interpretativa e crítica de gêneros textuais. Práticas de oralidade, leitura e escrita.

 

Objetivo Geral

Ampliar e aperfeiçoar a capacidade comunicativa oral e escrita do uso da Língua Portuguesa.

 

Objetivos Específicos

Desenvolver habilidades e competências de leitura em todos os níveis (compreensão,

interpretação e crítica) de textos correspondentes aos gêneros textuais que circulam socialmente.

Aprofundar práticas relativas às estratégias e técnicas de leitura e escrita, além de expressão oral.

Empregar a linguagem oral e escrita na dinâmica das relações interativo-comunicativas.

 

Conteúdo Curricular

Unidade 1 - Leitura: estratégias cognitivas e metacognitivas:

Ativação de conhecimento prévio e seleção de informações.

Antecipação de informações.

Realização de inferências.

Verificação de informações no texto.

Articulação de índices textuais e contextuais.

 

Unidade 2 – Tema, tese e argumentos

Unidade 3 - Unidade e referência

Unidade 4 - Coesão e coerência:

Análise   temática, compreensão, interpretação, posicionamento crítico e aprendizagem

significativa.

Prática de produção textual oral e escrita.

 

Metodologia

Práticas pedagógicas que visem à funcionalidade do sistema linguístico: aulas expositivo-dialogadas; práticas de leitura e análise textual; análise dos aspectos específicos aos gêneros textuais que circulam socialmente; produção de textos orais e escritos; trabalhos individuais e em grupo; seminários temáticos e dirigidos.

A TDE será trabalhada através de, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

Avaliação

A avaliação terá um caráter de diagnóstico das dificuldades e de assessoramento de superação das mesmas e será realizada através de: leitura e análise de textos; produções de textos orais e escritos; trabalhos avaliativos ao longo do semestre.

Para a TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.  

 

 

 

Bibliografia Básica

ALLENDE, F.; CONDEMARIN, M. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre, RS: Artmed, 2005.

ANDRADE, M. M.; HENRIQUES, A. Língua Portuguesa  -  Noções Básicas para Cursos Superiores - Atlas 9ª Ed. 2010.

MARTINS, D. S. Português Instrumental. 3. ed., Porto Alegre: Sagra, 2010.

 

Bibliografia Complementar

FARACO, C. A; MANDRYK, D. Língua Portuguesa  -  Prática de  Redação  P/estudantes Universitários, Vozes, 2008.

FERREIRA, A. B.H.; ANJOS, M.; FERREIRA, M. B. (Coord.). Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2010.

GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. Rio: FGV, 2014.

LEDUR, P. F. Português Prático - De Acordo com a Nova Ortografia, Saraiva, 2012.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução: Claudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.