Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências Humanas

Componente Curricular: PSICOLOGIA EM ODONTOLOGIA A

Código: 70-11131

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Psicologia na formação em odontologia. Desenvolvimento humano e as etapas do ciclo vital. Transtornos psiquiátricos e seu impacto nos cuidados em saúde.

 

Objetivos

  • Conhecer os fundamentos básicos da Psicologia aplicada à Odontologia.
  • Conhecer as principais abordagens teóricas da Psicologia e sua aplicabilidade na odontologia.
  • Caracterizar as fases do ciclo vital e alguns transtornos psiquiátricos, estabelecendo relações com o atendimento odontológico.

 

Habilidades

  • Entendimento da responsabilidade, respeito, ética e comunicação no processo de formação profissional.
  • Relacionar os conceitos da Psicologia e da Psicologia da Saúde com a odontologia.
  • Contribuir para a construção de postura e atitude profissional, bem como para o planejamento da carreira na odontologia.

 

Conteúdos Curriculares

1. Psicologia, Psicologia da Saúde e Odontologia:  aspectos históricos e conceituais, relevância da abordagem interdisciplinar; 2. Teorias em Psicologia: visão geral; 2.1 Abordagens Psicodinâmicas, Cognitiva, Comportamental e Sistêmica; 3. Desenvolvimento humano: o atendimento odontológico nas etapas do ciclo vital; 3.1 Infância, adolescência, idade adulta e envelhecimento; 4.  Transtornos psiquiátricos: visão geral e impacto nos cuidados em saúde; 5. Técnicas de controle e manejos comportamentais; 6. Psicologia e Psicossomática aplicada a diferentes situações em odontologia; 7. Interação cirurgião dentista, paciente, família e instituição; 8. O ingresso e o planejamento da carreira na odontologia.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

BORRELL CARRIÓ, Francisco. Entrevista clínica: habilidades de comunicação para profissionais de saúde. Porto Alegre: Artmed, 2012.

MINUCHIN, Patrícia; COLAPINTO, Jorge; MINUCHIN, Salvador. O desafio de trabalhar com famílias de alto risco social: uma abordagem sistêmica. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.

SEGER, Liliana. Psicologia & Odontologia: uma abordagem integradora. 4. ed., rev. e ampl. São Paulo: Santos, 2009.

 

Bibliografia Complementar

BREINBAUER, Cecilia; MADDALENO, Matilde (Org.). Jovens: escolhas e mudanças: promovendo comportamentos saudáveis em adolescentes. 2008.

CAMPOS, Dinael Corrêa de. Atuando em psicologia do trabalho, psicologia organizacional e recursos humanos. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

KLATCHOIAN, Denise Ascenção. Psicologia odontopediátrica. 2. ed. São Paulo: Santos, 2002. 375 p.

MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 19. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.

PERELBERG, Rosine Jozef et al. Freud: uma leitura atual. Porto Alegre: Artmed, 2012.