Área de Conhecimento de Ciências Humanas Componente Curricular: PSICOLOGIA EM ODONTOLOGIA A Código: 70-11131 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (TDE: 10h) Nº de Créditos: 02
Ementa Psicologia na formação em odontologia. Desenvolvimento humano e as etapas do ciclo vital. Transtornos psiquiátricos e seu impacto nos cuidados em saúde.
Objetivos
Habilidades
Conteúdos Curriculares 1. Psicologia, Psicologia da Saúde e Odontologia: aspectos históricos e conceituais, relevância da abordagem interdisciplinar; 2. Teorias em Psicologia: visão geral; 2.1 Abordagens Psicodinâmicas, Cognitiva, Comportamental e Sistêmica; 3. Desenvolvimento humano: o atendimento odontológico nas etapas do ciclo vital; 3.1 Infância, adolescência, idade adulta e envelhecimento; 4. Transtornos psiquiátricos: visão geral e impacto nos cuidados em saúde; 5. Técnicas de controle e manejos comportamentais; 6. Psicologia e Psicossomática aplicada a diferentes situações em odontologia; 7. Interação cirurgião dentista, paciente, família e instituição; 8. O ingresso e o planejamento da carreira na odontologia.
TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.
Metodologia Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.
Avaliação A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.
Bibliografia Básica BORRELL CARRIÓ, Francisco. Entrevista clínica: habilidades de comunicação para profissionais de saúde. Porto Alegre: Artmed, 2012. MINUCHIN, Patrícia; COLAPINTO, Jorge; MINUCHIN, Salvador. O desafio de trabalhar com famílias de alto risco social: uma abordagem sistêmica. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011. SEGER, Liliana. Psicologia & Odontologia: uma abordagem integradora. 4. ed., rev. e ampl. São Paulo: Santos, 2009.
Bibliografia Complementar BREINBAUER, Cecilia; MADDALENO, Matilde (Org.). Jovens: escolhas e mudanças: promovendo comportamentos saudáveis em adolescentes. 2008. CAMPOS, Dinael Corrêa de. Atuando em psicologia do trabalho, psicologia organizacional e recursos humanos. Rio de Janeiro: LTC, 2011. KLATCHOIAN, Denise Ascenção. Psicologia odontopediátrica. 2. ed. São Paulo: Santos, 2002. 375 p. MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 19. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010. PERELBERG, Rosine Jozef et al. Freud: uma leitura atual. Porto Alegre: Artmed, 2012.
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