Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: GESTÃO DE RESÍDUOS E SERVIÇOS DE SAÚDE

Código: 40-1568

Carga Horária: 40h (Teórica: 15h) (Prática: 15h) (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Conhecer o Programa de Gerenciamento de Resíduos Hospitalares e Serviços de Saúde; Identificar os riscos ambientais dos profissionais de saúde nas diversas atividades executadas, reconhecendo a importância da biossegurança a fim de evitar acidentes e doenças do trabalho.

 

Objetivos

  • Conhecer os conceitos, a importância e as normas sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.
  • Determinar os riscos de contaminação dos resíduos produzidos em serviços de saúde no meio ambiente.
  • Conhecer às medidas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde.

 

Habilidades

  • Interpretar e analisar as leis, normas e decretos sobre o Gerenciamento de Resíduos Hospitalares e Serviços de Saúde;
  • Conhecer as normas de higiene e biossegurança para realização do trabalho em saúde;
  • Conhecer as formas de contaminação biológica, química, física e radiológica para trabalhar métodos preventivos;
  • Prevenir e controlar a contaminação utilizando técnicas adequadas de transporte, armazenamento e descarte de fluídos e resíduos hospitalares;
  • Reconhecer a importância da visão integral do meio ambiente considerando os conceitos de ecocidadania planetária, de forma a aplicar princípios de conservação de recursos não renováveis e preservação do meio ambiente no exercício de seu trabalho.
  • Devenvolver compromentimento, disposição para o aprendizado; Dedicação, participação e interesse na realização das aulas; Assiduidade; Respeito no trato com os colegas de sala, professor e servidores da instituição.

 

Conteúdos Curriculares

Introdução à Biossegurança; Percepção de riscos biológico, químico, físico, radiológico, ergonômico e psicossocial; Contenção biológica, equipamentos e técnicas de contenção biológica; Processos de descontaminação e esterilização; Gerenciamento e descarte de resíduos hospitalares; Doenças ocupacionais causadas por microrganismos; Legislação brasileira de biossegurança: lei, decretos, CTNBio, CIBio, CQB, Instruções Normativas; Modelos internacionais de legislações em biossegurança;

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

FRANKENBERG, Cláudio Luis Crescente; RAYA-RODRIGUEZ, Maria Teresa; CANTELLI, Marlize (Coord.). Gerenciamento de resíduos e certificação ambiental. Porto Alegre: Edipucrs, 2000. 399 p.

MILLER, Chris H. Controle de Infecção e Gerenciamento de Produtos Perigosos para a Equipe de Saúde Bucal. Disponível em: Minha Biblioteca, (6ª edição). Grupo GEN, 2019.

VILHENA, André (Coord.). Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado. 3. ed. São Paulo: CEMPRE, 2010. 350 p.

 

Bibliografia Complementar

COSTA, Marco Antonio Ferreira da; COSTA, Maria de Fátima Barrozo da; MELO, Norma Suely Falcão de Oliveira. Biossegurança: ambientes hospitalares e odontológicos. São Paulo: Santos, 2000.

ESTRELA, Carlos; ESTRELA, Cyntia R. A. Controle de infecção em odontologia. São Paulo: Artmed, 2003.

GUANDALINE, Sérgio Luiz; MELO, Norma Suely Falcão de Oliveira; SANTOS, Eduardo Carlos de Peixoto. Biossegurança em odontologia. 2. ed. Curitiba:Odontex, 1999.

HINRICHSEN, Sylvia Lemos. Biossegurança e controle de infecções: risco sanitário hospitalar. São Paulo: MEDSI, 2004.

SILVA, Almenara de Souza Fonseca; RISSO, Marinês; RIBEIRO, Mariangela Cagnoni. Biossegurança em Odontologia e ambientes de saúde. 2. ed. São Paulo: Ícone, 2009.