Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FUNDAMENTOS DE ODONTOGERIATRIA

Código: 40-1566

Carga Horária: 40h (Teórica: 15h) (Prática: 15h) (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Atenção odontológica à pessoa idosa.

 

Objetivos

  • Reconhecer as principais doenças bucais que acometem os idosos.
  • Elaborar planos de tratamento centrados no paciente com base nas melhores evidências disponíveis.
  • Solucionar casos clínicos na clínica de odontogeriatria.
  • Desenvolver a comunicação oral e escrita com pacientes, cuidadores e demais profissionais.

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento na coleta, registro, organização, análise e interpretação de dados e informações clinicas e epidemiológicas.
  • Elaboração de diagnóstico e plano de tratamento referentes às doenças e agravos bucais.
  • Execução de procedimentos odontológicos baseados em evidências com incorporação de inovações tecnológicas.
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento.
  • Aplicação dos princípios de biossegurança na prática odontológica.  

 

Conteúdos Curriculares

Fundamentos de odontogeriatria; Epidemiologia das doenças bucais na terceira idade; Aspectos psicológicos, sociais e emocionais no atendimento ao idoso; Avaliação sistêmica e clínica do paciente geriátrico de interesse odontológico; Diagnóstico e plano de tratamento integrado em Odontogeriatria; Programa Nacional de Seguranc¸a do Paciente (PNSP).

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscar conhecimentos que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios e Clínica Escola. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências será avaliada ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota; o Trabalho Discente Efetivo (TDE) corresponderá a 20% da nota da disciplina.

 

Bibliografia Básica

LINDHE, Jan; LANG, Niklaus Peter; KARRING, Thorkild (Coord.). Tratado de periodontia clínica e implantologia oral: conceitos básicos – conceitos clínicos. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

MELLO, Hilton Souchois de Albuquerque. Odontogeriatria. São Paulo: Santos, 2005.

VENDOLA, Maria Cecília Ciaccio; ROQUE NETO, Augusto. Bases clínicas em Odontogeriatria. São Paulo: Santos, 2009.

 

Bibliografia Complementar

BUSNELLO, Fernanda Michielin. Aspectos nutricionais no processo do envelhecimento. São Paulo: Atheneu, 2007.

GARBUGLIO, Joyce Lukower. Sorrindo na melhor idade: uma abordagem atual da reabilitação oral na terceira idade. São Paulo: Santos, 2009.

RAMOS, Luiz Roberto (Coord.). Guia de geriatria e gerontologia. Barueri: Manole, 2005. (Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar).

SCHWANKE, Carla H. A. (Org.). Atualizações em geriatria e gerontologia III: nutrição e envelhecimento. Porto Alegre: Edipucrs, 2010.

TERRA, Newton Luiz (Org.). Envelhecendo com qualidade de vida. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.