Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: CLÍNICA DE BEBÊS

Código: 40-1565

Carga Horária: 40h (Teórica: 15h) (Prática: 15h) (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Atenção odontológica à gestante e ao bebê.

 

Objetivos

  • Reconhecer as principais doenças bucais que acometem as gestantes e puérperas.
  • Reconhecer as principais doenças bucais da primeira infância
  • Identificar as técnicas de manejo do comportamento mais apropriadas de acordo com a faixa etária e desenvolvimento do paciente.
  • Elaborar planos de tratamento centrados no paciente com base nas melhores evidências disponíveis.
  • Solucionar casos clínicos na clínica infantil.
  • Desenvolver a comunicação oral e escrita com pacientes, responsáveis e demais profissionais.

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento na coleta, registro, organização, análise e interpretação de dados e informações clinicas e epidemiológicas.
  • Elaboração de diagnóstico e plano de tratamento referentes às doenças e agravos bucais.
  • Execução de procedimentos odontológicos baseados em evidências com incorporação de inovações tecnológicas.
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento.
  • Aplicação dos princípios de biossegurança na prática odontológica.  

 

Conteúdos Curriculares

Os primeiros 1000 dias de vida do bebê; Gestação, nascimento e saúde bucal; Amamentação e saúde bucal; Características bucais do recém-nascido e na primeira infância; Cárie dentária; Pré-natal odontológico.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscar conhecimentos que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios e Clínica Escola. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências será avaliada ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota; o Trabalho Discente Efetivo (TDE) corresponderá a 20% da nota da disciplina.

 

 

Bibliografia Básica

CORRÊA, Maria Salete Nahás Pires; DISSENHA, Rosângela Maria Schitt; WEFFORT, Soo Young Kim. Saúde bucal do bebê ao adolescente: guia de orientação para a gestante, pais, profissionais da saúde e educadores. 2. ed. São Paulo: Santos, 2011.

GUEDES-PINTO, Antonio Carlos. Manual de Odontopediatria. 12. ed. São Paulo: Santos, 2012.

IMPARATO, José Carlos Pettorossi et al. Odontopediatria: baseada em evidências científicas. São Paulo: Santos, 2010.

 

Bibliografia Complementar

CORRÊA, Maria Salete Nahás Pires. Odontopediatria: na primeira infância. 3. ed. São Paulo: Santos, 2011.

ECHEVERRIA, Sandra; POLITANO, Gabriel Tilli. Tratamento odontológico para gestantes. São Paulo: Santos, 2011.

GUEDES-PINTO, Antonio Carlos. Odontopediatria. 8. ed. São Paulo: Santos, 2010.

MCDONALD, Ralph E.; AVERY, David R. Odontopediatria. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

XAVIER, Hamilton Santos; XAVIER, Valéria Beiruth Cardoso. Cuidados odontológicos com a gestante. São Paulo: Santos, 2010.

MACHADO, Maria Aparecida de Andrade Moreira et al. Odontologia em bebês: protocolos clínicos, preventivos e restauradores. São Paulo: Santos, 2005.