Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: EMERGÊNCIAS MÉDICAS EM ODONTOLOGIA A

Código: 40-1564

Carga Horária: 40h (Teórica: 15h) (Prática: 15h) (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Reconhecer as principais situações de urgência e emergência em Odontologia, descrevendo as soluções e condutas frente a cada caso específico e sequência de atendimento.

 

Objetivos

  • Demonstrar a importância tanto do reconhecimento quanto do atendimento de intercorrências no ambulatório odontológico.
  • Apresentar meios de minimizar ou evitar possíveis intercorrências durante o atendimento odontológico.
  • Como proceder frente as intercorrências.

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento na coleta, registro, organização, análise e interpretação de dados e informações clínicas e epidemiológicas.
  • Elaboração de diagnóstico, plano de tratamento referentes às doenças e agravos de origem sistêmica.
  • Execução de procedimentos odontológicos com vistas à prevenção, à interceptação e ao tratamento das doenças e aos agravos bucais, assim como à reabilitação e à manutenção do equilíbrio do sistema estomatognático e da saúde bucal, compreendendo suas relações com as condições sistêmicas e com a integralidade do indivíduo nas diferentes fases do ciclo de vida.
  • Execução de procedimentos odontológicos baseados em evidências com incorporação de inovações tecnológicas.
  • Abordagem de emergência e do suporte básico de vida no caso de acidentes que comprometam a vida e a saúde do indivíduo.
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento.
  • Aplicação dos princípios de biossegurança na prática odontológica.  

 

Conteúdos Curriculares

Anamnese e avaliação dos sinais vitais; Prevenção; Situações de urgência e emergência: classificação, incidência e recomendações básicas; Alteração ou perda da consciência; Dificuldade respiratória; Convulsões; Emergências relacionadas ao uso de medicamentos; Dor torácica, arritmias cardíacas; Parada cardiorrespiratória; Suporte básico de vida; Medicação e equipamento necessário ao atendimento.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios e clínicas afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

BORTOLOTTI, Fábio. Manual do socorrista. 2. ed. Porto Alegre: Expansão, 2009.

MARQUES, Ivan Haidamus Sodré; CESENA, Fernando Yue. Urgências e emergências médicas no consultório odontológico. São Caetano do Sul: Yendis, 2008.

MARTINS, Herlon Saraiva et al. Emergências clínicas: abordagem prática. 7. ed., rev. e atual. Barueri: Manole, 2012.

 

Bibliografia Complementar

AMERICAN COLLEGE OF SURGEONS. Committee on Trauma. Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado: básico e avançado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

ANDRADE, Eduardo Dias, D. e José Ranali. Emergências Médicas em Odontologia. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2011. (Biblioteca virtual)

JORGE, Waldyr Antônio. Odontologia hospitalar: bucomaxilofacial, urgências odontológicas e primeiros socorros. Rio de Janeiro: Medbo, 2009.

MALAMED, Stanley F. Emergências Médicas em Odontologia. Disponível em: Minha Biblioteca, (7th edição). Grupo GEN, 2016. (Biblioteca virtual)

PIRES, Marco Túlio Baccarini; STARLING, Sizenando Vieira. Erazo manual de urgências em pronto-socorro. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.