Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

Código: 40-1563

Carga Horária: 40h (Teórica: 15h) (Prática: 15h) (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Aprimorar os conhecimentos dos alunos sobre estética facial

 

Objetivos

  • Aprimorar os conhecimentos sobre o envelhecimento natural da face.
  • Aprimorar os conhecimentos dos alunos sobre anatomia facial, linhas de expressão, estética do sorriso.
  • Conceitos sobre Odontologia Cosmética e Proporção áurea
  • Solução e planejamento de casos clínicos.
  • Desenvolver a comunicação oral e escrita com possíveis pacientes e demais profissionais.

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento na coleta, registro, organização, análise e interpretação de dados e informações clinicas e epidemiológicas.
  • Elaboração de diagnóstico, plano de tratamento.
  • Execução de procedimentos odontológicos baseados em evidências com incorporação de inovações tecnológicas.
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento
  • Aplicação dos princípios de biossegurança na prática odontológica.  

  

Conteúdos Curriculares

1- Princípios biomecânicos de Estética Facial e Proporção Áurea; 2- Anatomia Facial.

3- Estudo e indicação de injetáveis; 4- Manipulação e armazenamento dos produtos de aplicação; 5- Intercorrências e legislação.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

BATH-BALOGH, Mary; FEHRENBACH, Margaret J. Anatomia, histologia e embriologia dos dentes e das estruturas orofaciais. 3. ed. Barueri: Manole, 2012. 403 p. ISBN 9788535247367.

CETTA, Denise Schrier. Beleza: harmonia e prefeição. São Paulo: Abril, 1994. 1 fita de vídeo (50min): NTSC/VHS: son., color.

SILVA, Renato. A arte de desenhar expressões fisionômicas. Rio de Janeiro: Conquista, [19--]. 16 p.

 

Bibliografia Complementar

ANDRADE, Eduardo Dias de et al. Farmacologia, anestesiologia e terapêutica em odontologia. São Paulo: Artmed, 2013. 160 p. (Abeno). ISBN 9788536701875.

LOGAN, B. M; REYNOLDS, Patricia A.; HUTCHINGS, Ralph T. Atlas colorido de anatomia da cabeça e do pescoço de McMinn. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2005. 284 p. ISBN 8536700327.

YAGIELA, John A.; NEIDLE, Enid A.; DOWD, Frank J. Farmacologia e terapêutica para dentistas. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. xiv, 717 p. ISBN 8527705273