Área de Conhecimento de Ciências da Saúde Componente Curricular: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA Código: 40-1558 Carga Horária: 40h (Prática: 30h) (TDE: 10h) Nº de Créditos: 02
Ementa Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia a uma banca examinadora.
Objetivos
Habilidades
Conteúdos Curriculares 1- Elaboração e apresentação dos resultados do trabalho de conclusão de curso (TCC); 2- Elaboração da discussão do TCC; 3- Elaboração da conclusão do TCC; 4- Apresentação gráfica final do TCC; 5- Elaboração, construção e apresentação oral do trabalho de conclusão de curso; 6- Elaboração e construção do artigo científico; 7- Apresentação do TCC para os colegas e para a banca examinadora.
TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas de uma forma prática e aplicável. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares e plataformas digitais de práticas na gestão.
Metodologia Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Para as atividades práticas, a disciplina prevê a redação do trabalho final pelos acadêmicos, sob supervisão de seus orientadores, de acordo com a metodologia previamente delimitada. Ao final da disciplina, será realizado a apresentação dos trabalhos para uma banca avaliadora, de acordo com o Regimento do Curso de Odontologia para a apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.
Avaliação Para a avaliação da apresentação do projeto, serão considerados os parâmetros avaliados na apresentação do trabalho de conclusão de curso, excetuando-se a avaliação dos resultados, discussão e conclusão, a fim de verificar os seguintes aspectos:
Esses critérios serão verificados pela banca examinadora e pelo professor orientador, e a média das avaliações irá compor a nota final do aluno na disciplina. A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.
Bibliografia Básica ANTUNES, José Leopoldo Ferreira; PERES, Marco Aurélio (Coord.). Epidemiologia da saúde bucal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. BERQUÓ, Elza; SOUZA, José Maria Pacheco de; GOTLIEB, Sabina Lé Davidson. Bioestatística. 2. ed., rev. São Paulo: E.P.U., 1981. ESTRELA, C. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. 3. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2018.
Bibliografia Complementar BEAGLEHOLE, R.; BONITA, R.; KEJELLSTROM, T. Epidemiologia básica. 2. ed. São Paulo: Santos, 2010. 213 p. CALLEGARI-JACQUES, Sídia M. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2005. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GUYATT, Gordon et al. Diretrizes para utilização da literatura médica: manual para prática clínica da medicina baseada em evidências. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. HULLEY, Stephen B. (Et al.). Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
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