Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: ESTÁGIO MULTIPROFISSIONAL

Código: 40-1557

Carga Horária: 80h (Prática: 80h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Prática de atenção em saúde nos diferentes espaços. Integração ensino-serviço. Contextualização entre Saúde Pública, Educação Ambiental, Direitos Humanos e Grupos étnicos-raciais.

 

Objetivos

Proporcionar ao aluno conhecimento e experiência prática em diferentes áreas de atuação do profissional da odontologia.

 

Habilidades

  • Promover o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o trabalho em equipe multidisciplinar, em diferentes cenários de prática do Sistema Único de Saúde;
  • Entendimento da responsabilidade, respeito, ética e comunicação no atendimento aos pacientes e no trato com colegas e professores.
  • Desenvolvimento de habilidade prática para realização de um atendimento com segurança e empatia.
  • Desenvolver a visão integrada entre as especialidades, entendendo os processos de exames diagnósticos específicos de cada disciplina;
  • Elaborar o plano de tratamento de acordo com as necessidades do paciente, condições técnicas e socioeconômicas, sendo previamente estabelecido pelo aluno, discutido, aprovado e supervisionado pelo corpo docente próprio da disciplina;
  • Executar o planejamento previamente definido, com a sequência lógica de intervenções conforme níveis de urgência, ou ainda procedimentos prévios necessários a execução correta do tratamento proposto;
  • Desenvolver e aprimorar as habilidades de execução dos procedimentos clínicos, com a aplicação prática dos conhecimentos previamente adquiridos.

 

Conteúdos Curriculares

Desenvolvimento de atividades educativas, preventivas e curativas nos diferentes espaços (níveis de complexidade) do Sistema Único de Saúde (SUS) e/ou Clínica-Escola de Odontologia.

 

Metodologia

Serão realizados atendimentos odontológicos de pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde do município de Erechim/RS.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, atitudinal e de produtividade, totalizando peso 10 (dez).

 

Bibliografia Básica

GOES, Paulo Sávio Angeiras de; MOYSÉS, Samuel Jorge (Org.). Planejamento, gestão e avaliação em saúde bucal. São Paulo: Artmed, 2012.

GUEDES-PINTO, Antonio Carlos. Manual de Odontopediatria. 12. ed. São Paulo: Santos, 2013.

LOPES, Hélio Pereira; SIQUEIRA JÚNIOR, José Freitas. Endodontia: biologia e técnica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

 

Bibliografia Complementar

BARATIERI, Luiz Narciso (Coord.). Visão clínica: casos e soluções. Florianópolis: Ponto, 2010.

COHEN, Stephen; HARGREAVES, Kenneth M. (Coord.). Caminhos da polpa. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

CORRÊA, Maria Salete Nahás Pires; DISSENHA, Rosângela Maria Schitt; WEFFORT, Soo Young Kim. Saúde bucal do bebê ao adolescente: guia de orientação para a gestante, pais, profissionais da saúde e educadores. 2. ed. São Paulo: Santos, 2011.

LINDHE, Jan; LANG, Niklaus Peter; KARRING, Thorkild (Coord.). Tratado de periodontia clínica e implantologia oral: conceitos básicos – conceitos clínicos. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

MONDELLI, José et al. Fundamentos de dentística operatória. São Paulo: Santos, 2013.