Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: ESTÁGIO EM TRIAGEM, DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO

Código: 40-1556

Carga Horária: 80h (Prática: 80h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Vivência do ambiente clínico e integral do paciente visando a triagem o diagnóstico e o planejamento dos casos clínicos buscando a interdisciplinariedade das especialidades odontológicas.

 

Objetivos

Propiciar ao aluno a formação profissional generalista por meio da integração de conhecimentos adquiridos, permitindo diagnosticar, observar graus de complexidade dentro do plano de tratamento na promoção, prevenção, reabilitação da saúde oral do paciente, integrando o conhecimento das diversas especialidades odontológicas. Proporcionar atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, pela participação em situações reais da vida e trabalho e contribuindo para a triagem de pacientes na clínica escola.

 

Habilidades

  • Conhecimento e compreensão da triagem, e diagnóstico no atendimento clínico odontológico.
  • Instigar a busca de conhecimento a respeito da clínica integrada em odontologia.
  • Entendimento da responsabilidade, respeito, ética e comunicação no atendimento aos pacientes e no trato com colegas e professores.
  • Desenvolvimento de habilidade prática para realização de um atendimento com segurança e empatia.
  • Desenvolver a visão integrada entre as especialidades, entendendo os processos de exames diagnósticos específicos de cada disciplina;
  • Elaborar o plano de tratamento de acordo com as necessidades do paciente, condições técnicas e socioeconômicas, sendo previamente estabelecido pelo aluno, discutido, aprovado e supervisionado pelo corpo docente próprio da disciplina;
  • Encaminhar os atendimentos do planejamento previamente definido, com a sequência lógica de intervenções conforme níveis de urgência, ou ainda procedimentos prévios necessários a execução correta do tratamento proposto.

 

Conteúdos Curriculares

Triagem, diagnóstico e planejamento de casos clínicos para o atendimento de pacientes na clínica escola de odontologia, integrando as especialidades odontológicas, aliando ao estudo crítico, visando a multidisciplinariedade e a capacidade de reconhecer a complexidade dos procedimentos a serem realizados nos pacientes.

 

Metodologia

Serão realizadas consultas odontológicas de pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde do município de Erechim/RS.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, atitudinal e de produtividade, totalizando peso 10 (dez).

 

Bibliografia Básica

CARRANZA, F.A.; NEWMAN, M.G. Periodontia Clínica. 8. ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2010.

LOPES, Hélio Pereira; SIQUEIRA JÚNIOR, José Freitas. Endodontia: biologia e técnica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

MONDELLI, José. Fundamentos de Dentística Operatória. 1ª edição. São Paulo: Santos, 2006.

 

Bibliografia Complementar

BORAKS, Silvio. Medicina bucal: tratamento clínico-cirúrgico das doenças bucomaxilofaciais. São Paulo: Artmed, 2011.

COHEN, Stephen; HARGREAVES, Kenneth M. (Coord.). Caminhos da polpa. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

KLINEBERG, Iven. Oclusão Funcional em Odontologia Restauradora e Prótese Dentária. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2017. (Biblioteca Virtual)

OLIVEIRA, José Augusto Gomes Pereira de. Traumatologia bucomaxilofacial e reabilitação morfofuncional. São Paulo: Santos, 2012, 497 p.

SOARES, Ilson José; GOLDBERG, Fernando. Endodontia: técnica e fundamentos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.