Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: ESTÁGIO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA II-A

Código: 40-1555

Carga Horária: 80h (Prática: 80h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Planejamento e atendimento clínico odontológico do paciente buscando a integração da realidade social e econômica, a prevenção, a promoção e a reabilitação do paciente, vivencia do aluno na realidade do ambiente de trabalho. Aperfeiçoamento das técnicas odontológicas. Atenção a casos com complexidade crescente.

 

Objetivos

Propiciar ao aluno a formação profissional generalista por meio da integração de conhecimentos adquiridos previamente, permitindo diagnosticar, desenvolver e executar plano de tratamento para promoção, prevenção, reabilitação da saúde oral do paciente, aperfeiçoando as habilidades e competências aprendidas nas disciplinas clínicas, integrando o conhecimento das diversas especialidades odontológicas. Proporcionar atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, pela participação em situações reais da vida e trabalho.

 

Habilidades

  • Conhecimento e compreensão do atendimento clínico odontológico.
  • Instigar a busca de conhecimento a respeito da clínica integrada em odontologia.
  • Entendimento da responsabilidade, respeito, ética e comunicação no atendimento aos pacientes e no trato com colegas e professores.
  • Desenvolvimento de habilidade prática para realização de um atendimento com segurança e empatia.
  • Desenvolver a visão integrada entre as especialidades, entendendo os processos de exames diagnósticos específicos de cada disciplina;
  • Elaborar o plano de tratamento de acordo com as necessidades do paciente, condições técnicas e socioeconômicas, sendo previamente estabelecido pelo aluno, discutido, aprovado e supervisionado pelo corpo docente próprio da disciplina;
  • Executar o planejamento previamente definido, com a sequência lógica de intervenções conforme níveis de urgência, ou ainda procedimentos prévios necessários a execução correta do tratamento proposto;
  • Desenvolver e aprimorar as habilidades de execução dos procedimentos clínicos, com a aplicação prática dos conhecimentos previamente adquiridos nas disciplinas básicas e complementados nas aulas da clínica integrada.

 

Conteúdos Curriculares

Atendimento de pacientes na clínica odontológica, conhecimento sobre materiais, instrumentais e técnicas das diversas especialidades odontológicas, visando a multidisciplinariedade e o aprendizado focado no conhecimento crescente.

 

Metodologia

Serão realizados atendimentos odontológicos de pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde do município de Erechim/RS.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, atitudinal e de produtividade, totalizando peso 10 (dez).

 

 

Bibliografia Básica

CARRANZA, F.A.; NEWMAN, M.G. Periodontia Clínica. 8. ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2010.

LOPES, Hélio Pereira; SIQUEIRA JÚNIOR, José Freitas. Endodontia: biologia e técnica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

MONDELLI, José. Fundamentos de Dentística Operatória. 1ª edição. São Paulo: Santos, 2006.

 

Bibliografia Complementar

BORAKS, Silvio. Medicina bucal: tratamento clínico-cirúrgico das doenças bucomaxilofaciais. São Paulo: Artmed, 2011.

FEJERSKOV, Ole; KIDD, Edwina. Cárie dentária: a doença e seu tratamento clínico. 2. ed. São Paulo: Santos, 2011.

OLIVEIRA, José Augusto Gomes Pereira de. Traumatologia bucomaxilofacial e reabilitação morfofuncional. São Paulo: Santos, 2012, 497 p.

COHEN, Stephen; HARGREAVES, Kenneth M. (Coord.). Caminhos da polpa. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

SOARES, Ilson José; GOLDBERG, Fernando. Endodontia: técnica e fundamentos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.