Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências Sociais Aplicadas

Componente Curricular: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

Código: 40-1551

Carga Horária: 40h (Teórica: 15h) (Prática: 15h) (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

Curricularização da Extensão: 10 horas

 

Ementa

Conceitos básicos de Gestão, Inovação e Empreendedorismo.

 

Objetivos

  • Contribuir para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras no profissional cirurgião-dentista
  • Demonstrar práticas de gestão aplicadas na saúde;
  • Despertar a inovação aplicada na gestão e empreendedorismo.

 

Habilidades

  • Compreensão de inovação e suas aplicações.
  • Elaboração de planejamentos e planos de negócios
  • Desenvolvimento de conhecimentos para empreender.
  • Gerenciamento e tomada de decisões.

  

Conteúdos Curriculares

Inovação e sua relação com novas tecnologias e o mercado consumidor; Perfil e habilidades empreendedoras; Elaboração e execução de plano de negócios; Gestão de organizações na área de saúde.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas de uma forma prática e aplicável. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares e plataformas digitais de práticas na gestão.

 

Metodologia

A aprendizagem será garantida mediante metodologias tradicionais e ativas que propiciem a construção do conhecimento, levando em conta o conhecimento técnico, a interdisciplinaridade e a diversidade, visando a agregação de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais nos futuros odontólogos. Quanto aos recursos e métodos todos os compatíveis e adequados a boa aprendizagem serão disponibilizados incluindo: sala de aula adequada, infraestrutura compatível, softwares de gestão e elaboração de planos de negócios; seminários, aulas expositivas, trabalhos em grupos, discussões em sala de aula, dentre outros. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

BRASIL. Secretaria Nacional de Assistência à Saúde. ABC do SUS: nomenclatura, parâmetros e instrumentos de planejamento. Brasília: Ministério da Saúde, 1990. 13 p. ISBN 8532400221

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6 e 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000 e 2004.

DRUCKER, P. Inovação e Espírito Empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1991.

 

Bibliografia Complementar

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

KELLEY, Tom; LITTMAN, Jonathan. A arte da inovação: lições de criatividade da IDEO, a maior empresa norte-americana de design. São Paulo: Futura, 2001.

ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Education, 2012.

TIDD, Joe; BESSANT, John. Gestão da inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.