Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: PRÓTESE PARCIAL FIXA A

Código: 40-1549

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Atenção odontológica ao paciente com indicação de reabilitação por próteses fixas sobre dentes.

 

Objetivos

  • Descrever os princípios básicos da Prótese Parcial Fixa.
  • Conhecer e compreender as fases clínicas e laboratoriais na confecção de trabalhos protéticos.

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento na coleta, registro, organização, análise e interpretação de dados e informações clinicas e epidemiológicas.
  • Desenvolver habilidades para a realização de procedimentos com finalidade protética
  • Elaboração de diagnóstico, plano de tratamento referentes às doenças e agravos bucais.
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento
  • Aplicação dos princípios de biossegurança na prática odontológica.  

 

Conteúdos Curriculares

Diagnóstico e plano de tratamento; Preparos dentais com finalidade protética; Princípios das restaurações provisórias; Retentores intrarradiculares; Obtenção de moldes, modelos e registros intermaxilares; Ajustes e cimentação das peças protéticas.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

BARATIERI, Luiz Narciso (Coord.). Visão clínica: casos e soluções. Florianópolis: Ponto, 2010.

PEGORARO, Luiz Fernando et al. Prótese Fixa: bases para o planejamento em reabilitação oral. São Paulo: Artmed, 2013. 487 p.

PEREIRA, Jefferson Ricardo. Retentores intrarradiculares. São Paulo: Artmed, 2011.

 

Bibliografia Complementar

ANUSAVICE, Kenneth J. Phillips, materiais dentários. 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

CAMPOS, Adeliani A. Prótese fixa para o clínico. São Paulo: Santos, 2003

DAWSON, Peter E. Oclusão funcional: da ATM ao desenho do sorriso. São Paulo: Santos, 2008.

EDUARDO, Carlos de Paula et al. Estética dental: como fazer e como manter. São Paulo: Santos, 2012.

KINA, Sidney. Equilibrium: cerâmicas adesivas case book. São Paulo: Artmed, 2009.