Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: Estágio em Clínica Integrada Infantil A

Código: 40-1548

Carga Horária: 80h (Prática: 80h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Atenção odontológica integral ao paciente infantil.

 

Objetivos

  • Reconhecer as principais doenças bucais que acometem o paciente infantil.
  • Identificar as técnicas de manejo do comportamento mais apropriadas de acordo com a faixa etária e desenvolvimento do paciente.
  • Relacionar aspectos relativos ao crescimento e desenvolvimento facial na abordagem ortodôntica preventiva e interceptiva.
  • Planejar e construir aparelhos ortodônticos básicos de acordo com a necessidade dos casos clínicos.
  • Elaborar planos de tratamento centrados no paciente com base nas melhores evidências disponíveis.
  • Solucionar casos clínicos na clínica infantil.
  • Desenvolver a comunicação oral e escrita com pacientes, responsáveis e demais profissionais.

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento na coleta, registro, organização, análise e interpretação de dados e informações clinicas e epidemiológicas.
  • Elaboração de diagnóstico e plano de tratamento referentes às doenças e agravos bucais.
  • Execução de procedimentos odontológicos baseados em evidências com incorporação de inovações tecnológicas.
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento.
  • Aplicação dos princípios de biossegurança na prática odontológica.  

 

Conteúdos Curriculares

- Atendimento integral de pacientes infantis.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscar conhecimentos que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios e Clínica-Escola.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências será avaliada ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, totalizando peso 10 (dez).

 

Bibliografia Básica

GUEDES-PINTO, Antonio Carlos. Manual de Odontopediatria. 12. ed. São Paulo: Santos, 2012.

KRAMER, Paulo Floriani; FELDENS, Carlos Alberto. Traumatismos na dentição decídua: prevenção, diagnóstico e tratamento. São Paulo: Santos, 2005.

MOYERS, Robert E. Ortodontia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

 

 

Bibliografia Complementar

ABRÃO, Jorge; MORO, Alexandre; HORLIANA, Ricardo Fidos; SHIMIZU, Roberto Hideo. Ortodontia Preventiva Diagnóstico e Tratamento. São Paulo: Artes Médicas, 2014.

BÖNECCKER, Marcelo; GUEDES-PINTO, Antonio Carlos (Coord.). Estética em Odontopediatria: considerações clínicas. São Paulo: Santos, 2011.

IMPARATO, José Carlos Pettorossi et al. Odontopediatria: baseada em evidências científicas. São Paulo: Santos, 2010.

MCDONALD, Ralph E.; AVERY, David R. Odontopediatria. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

SILVA FILHO, Omar Gabriel da; GARIB, Daniela Gamba; LARA, Tulio Silva. Ortodontia Interceptativa: Protocolo de tratamento em duas fases. São Paulo: Artes Médicas, 2013.