Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: ESTÁGIO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA I-A

Código: 40-1547

Carga Horária: 80h (Prática: 80h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Planejamento preventivo e restaurador multidisciplinar visando o atendimento clínico odontológico integrando com a realidade social e econômica e a vivencia do aluno na realidade do ambiente de trabalho.

 

Objetivos

Propiciar ao aluno a formação profissional generalista por meio da integração de conhecimentos adquiridos previamente, permitindo diagnosticar, desenvolver e executar plano de tratamento para promoção, prevenção, reabilitação da saúde oral do paciente, aperfeiçoando as habilidades e competências aprendidas nas disciplinas clínicas, integrando o conhecimento das diversas especialidades odontológicas. Proporcionar atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, pela participação em situações reais da vida e trabalho.

 

Habilidades

  • Conhecimento e compreensão do atendimento clínico odontológico.
  • Instigar a busca de conhecimento a respeito da clínica integrada em odontologia.
  • Entendimento da responsabilidade, respeito, ética e comunicação no atendimento aos pacientes e no trato com colegas e professores.
  • Desenvolvimento de habilidade prática para realização de um atendimento com segurança e empatia.
  • Desenvolver a visão integrada entre as especialidades, entendendo os processos de exames diagnósticos específicos de cada disciplina;
  • Elaborar o plano de tratamento de acordo com as necessidades do paciente, condições técnicas e socioeconômicas, sendo previamente estabelecido pelo aluno, discutido, aprovado e supervisionado pelo corpo docente próprio da disciplina;
  • Executar o planejamento previamente definido, com a sequência lógica de intervenções conforme níveis de urgência, ou ainda procedimentos prévios necessários a execução correta do tratamento proposto;
  • Desenvolver e aprimorar as habilidades de execução dos procedimentos clínicos, com a aplicação prática dos conhecimentos previamente adquiridos nas disciplinas básicas e complementados nas aulas da clínica integrada.

 

Conteúdos Curriculares

Planejamento e execução de casos clínicos com base na literatura científica atual integrando as diversas especialidades da odontologia.

 

Metodologia

Serão realizados atendimentos odontológicos de pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde do município de Erechim/RS.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, atitudinal e de produtividade, totalizando peso 10 (dez).

 

Bibliografia Básica

BARATIERI, Luiz Narciso (et al.). Odontologia Restauradora – Fundamentos & Técnicas (Volumes 1 e 2). São Paulo: Santos, 2013.

LINDHE, J. Tratado de Periodontia Clínica e Implantologia Oral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

LOPES, Hélio Pereira; SIQUEIRA JÚNIOR, José Freitas. Endodontia: biologia e técnica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

 

Bibliografia Complementar

CARRANZA, F.A.; NEWMAN, M.G. Periodontia Clínica. 8. ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2010.

COHEN, Stephen; HARGREAVES, Kenneth M. (Coord.). Caminhos da polpa. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

CONVISSAR, Robert A. Princípios e práticas do laser na Odontologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

KIDD, Edwina. Cárie dentária: a doença e seu tratamento clínico. 2. ed. São Paulo: Santos, 2011.

OLIVEIRA, José Augusto Gomes Pereira de. Traumatologia bucomaxilofacial e reabilitação morfofuncional. São Paulo: Santos, 2012.