Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FUNDAMENTOS DE PESQUISA EM ODONTOLOGIA

Código: 40-1545

Carga Horária: 40h (Prática: 30 horas) (TDE: 10 horas)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Fundamentos de pesquisa laboratorial, clínica, epidemiológica e bibliográfica em Odontologia.

 

Objetivos

  • Reconhecer os principais tipos de pesquisa aplicados à Odontologia.
  • Identificar as etapas do método científico.
  • Elaborar projeto de pesquisa a ser desenvolvidos para originar o Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento na coleta, registro, organização, análise e interpretação de dados e informações laboratoriais, clínicas, epidemiológicas e bibliográficas.
  • Delineamento de investigações científicas, com respeito ao rigor científico e aos princípios de ética em pesquisa.
  • Desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e criativo, e da capacidade de busca e produção de conhecimento.

 

Conteúdos Curriculares

Discussão acerca do método científico aplicado à Odontologia, evidenciando os tipos de pesquisa - laboratorial, clínica, epidemiológica e bibliográfica - disponíveis para a investigação odontológica.

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscar conhecimentos que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

ESTRELA, C. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. 3. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2018.

FERRARI, Rosane de Fátima et al. Manual de normas técnicas para produções acadêmicas da URI [recurso eletrônico] – Frederico Westphalen, RS: URI, 2017.

VOLPATO, Gilson L. Publicação científica. 3 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.

 

Bibliografia Complementar

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ANTUNES, José Leopoldo Ferreira; PERES, Marco Aurélio (Coord.). Epidemiologia da saúde bucal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

FRANCO, Jeferson José Cardoso. Como elaborar trabalhos acadêmicos nos padrões da ABNT aplicando recursos de informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

HULLEY, Stephen B. et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

STORTI, Adriana Troczinski et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 3. ed., rev. e atual. Erechim: EdiFAPES, 2013.