Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: ORTODONTIA PREVENTIVA A

Código: 40-1544

Carga Horária: 80h (Teórica: 30 horas) (Prática: 30 horas) (TDE: 20 horas)

Nº de Créditos: 04

Curricularização da Extensão: 10 horas

 

Ementa

Compreendimento sobre o crescimento craniofacial e desenvolvimento da face e das bases ósseas que constituem o sistema estomatognático. Entendimento sobre as etiologias das más-oclusões, diagnóstico e classificação de casos clínicos. Entendimento e indicação de tratamentos preventivos com a construção de aparelhos ortodônticos.

 

Objetivos

  • Compreender a etiologia e o diagnóstico das más oclusões.
  • Aplicar o conhecimento para indicar e construir aparelhos ortodônticos para resolução de casos clínicos.
  • Aprimorar a habilidade manual com atividades laboratoriais com fios ortodônticos e manusear o instrumental.
  • Construir aparelhos ortodônticos básicos de acordo com a necessidade dos casos clínicos.

 

Habilidades

  • Compreender o desenvolvimento craniofacial pré e pós-natal.
  • Entender e aplicar o conhecimento sobre as más-oclusões, assim como permitir a resolução de casos clínicos através de aparelhos ortodônticos.
  • Abordar os princípios da epidemiologia da doença, princípios básicos de comunicação e educação.
  • Identificar os métodos restauradores e não restauradores de tratamento da doença cárie.
  • Entender a importância dos fluoretos no processo carioso.

 

Conteúdos Curriculares

1- Crescimento e desenvolvimento craniofacial pré-natal e pós-natal; 2- Desenvolvimento da oclusão – dentadura decídua, mista e permanente; 3- Classificação das Más oclusões dentárias; 4- Etiologia das más oclusões dentárias – fatores pré e pós-natal; 5- Técnica ortodôntica, instrumental, material e orientação para o trabalho técnico com fios ortodônticos, e modelos de pacientes.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios e clínicas-escola odontológica afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

ENLOW, D. H.; HANS, M. G. Noções Básicas sobre Crescimento Facial. 2a Edição. São Paulo: Editora Santos, 2012. 536p.

PROFFIT, W. R.; FIELDS, H. W.; SARVER, D. M. Ortodontia Contemporânea. 5a Edição. Rio de Janeiro: Mosby Elsevier, 2012. 754p

SILVA FILHO, O. G.; GARIB, D. G.; LARA, T. S. Ortodontia Interceptativa. 1a Edição. São Paulo: Editora Artes Médicas, 2013. 574

 

Bibliografia Complementar

LANGLADE, Michel. Terapêutica ortodôntica. 3. ed. São Paulo: Santos, 2003.

MAIA, Francisco Ajalmar. Ortodontia: diagnóstico e planejamento. São Paulo: Santos, 2009.

MOYERS, Robert E. Ortodontia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

NANDA, Ravindra. Estratégias biomecânicas e estéticas na clínica ortodôntica. São Paulo: Santos, 2007.

TIBERIO, Sandra. Ortodontia clínica: multidisciplinar e contemporânea. São Paulo: Santos, 2010.