Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: PROJETO INTEGRADOR: Vivências na Área Odontológica

Código: 40-1540

Carga Horária: 60h (Prática: 60 horas)

Nº de Créditos: 03

Curricularização da extensão: 60 horas

 

Ementa

Estudo dos principais agravos de saúde bucal, determinantes, ocorrência e prevenção.

 

Objetivos

  • Reconhecer as principais doenças bucais e seus determinantes.
  • Desenvolver ações de promoção, prevenção e vigilância da saúde em nível individual e coletivo.
  • Trabalhar em equipe multiprofissional e de saúde bucal, informando e educando a equipe e a população a respeito da saúde bucal.

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
  • Aplicação do conhecimento na coleta, registro, organização, análise e interpretação de dados e informações clínicas e epidemiológicas.
  • Compreensão das necessidades de saúde com visão global partindo da realidade local
  • Desenvolvimento de ações educativas em saúde
  • Reconhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente
  • Atuação com responsabilidade, compromisso e respeito

 

Conteúdo Curriculares

Saúde bucal em populações: levantamentos epidemiológicos.

Principais agravos de saúde bucal.

Educação em saúde.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades nas diferentes áreas de saúde. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Este componente curricular será ministrado diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas em aulas presenciais, aulas práticas e atividades extensionistas, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 60h, envolvendo ações educativas.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 100%. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão compõem a avaliação do estudante.

 

Bibliografia Básica

ANTUNES, José Leopoldo Ferreira; PERES, Marco Aurélio (Coord.). Epidemiologia da saúde bucal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa (Org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.

COSTA, Elisa Maria Amorim da; CARBONE, Maria Herminda. Saúde da família: uma abordagem multidisciplinar. 2. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2010.

 

Bibliografia Complementar

PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA-FILHO, Naomar de. Saúde coletiva: teoria e prática. 1. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2014.

MOYSÉS, Simone Tetu; KRIGER, Léo; MOYSÉS, Samuel Jorge (Coord.). Saúde bucal das famílias: trabalhando com evidências. São Paulo: Artmed, 2008.

PEREIRA, Maurício Gomes. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

PELICIONI, Maria Cecília Focesi; MIALHE, Fábio Luiz. Educação e promoção da saúde: teoria e prática. São Paulo: Santos, 2012.

PINTO, Vitor Gomes. Saúde bucal coletiva. 4. ed. São Paulo: Santos, 2000.