Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: ENDODONTIA II-B

Código: 40-1538

Carga Horária: 80h (Prática: 80h)

Nº de Créditos: 04

Curricularização da Extensão: 10 horas

 

Ementa

Princípios sobre diagnóstico, tratamento, reparo em endodontia, procedimentos de urgência utilizados na especialidade, planejamento e atendimento clínico.

 

Objetivos

Os objetivos possuem têm três enfoques: o cognitivo, pelo qual o aluno desenvolve atividades de forma a construir o saber, através de estudos dirigidos, aulas expositivas, leituras prévias e seminários; o de desenvolvimento de habilidades, que se dá por meio das atividades práticas, em um treinamento intenso, quando o aluno adquire o saber fazer; e um terceiro enfoque que é o de atitudes, ou seja, o saber ser; que deve preparar o aluno para tomar decisões, o que implica conhecimento teórico e a vivência clínica suficientes.

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento na coleta, registro, execução, organização, análise e interpretação de dados e informações referentes ao procedimento realizado.
  • Execução clínica de procedimentos endodônticos baseados em evidências com incorporação de inovações tecnológicas.
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento crescente, desenvolvendo o pensamento crítico, criativo e reflexivo.
  • Aplicação dos princípios de biossegurança na prática odontológica.
  • Entendimento da responsabilidade, respeito, ética e comunicação no atendimento aos pacientes e no trato com colegas e professores.

 

Conteúdos Curriculares

Princípios de Biossegurança, semiologia, exames complementares e diagnóstico em endodontia; Farmacologia aplicada à endodontia; Urgências em endodontia; Técnicas em Endodontia e reparo periapical.

 

Metodologia

Serão realizados atendimentos odontológicos de pacientes com necessidades endodônticas visando a complexidade crescente de aprendizado.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, atitudinal e de produtividade, totalizando peso 10 (dez).

 

Bibliografia Básica

COHEN, Stephen; HARGREAVES, Kenneth M. (Coord.). Caminhos da polpa. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

ESTRELA, Carlos. Ciência endodôntica. São Paulo: Artmed, 2004.

LOPES, Hélio Pereira; SIQUEIRA JÚNIOR, José Freitas. Endodontia: biologia e técnica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

  

Bibliografia Complementar

BRAMANTE, Clovis Monteiro; BERBERT, Alceu. Cirurgia paraendodôntica. São Paulo: Santos, 2000.

BRAMANTE, Clovis Monteiro; SILVA, Renato Menezes da. Retratamento endodôntico: quando e como fazer. São Paulo: Santos, 2009.

FERNANDES, Kristianne Porta Santos et al. Traumatismo dentoalveolar: passo a passo: permanentes e decíduos. São Paulo: Santos, 2009.

FERRARI, Patrícia H.P.; BOMBANA, Antonio Carlos. A infecção endodôntica e sua resolução. São Paulo: Santos, 2010.

MACHADO, Manoel Eduardo de Lima. Endodontia: da biologia à técnica. São Paulo: Santos, 2009.