Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA II-A

Código: 40-1536

Carga Horária: 40h (Prática: 30h) (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

Curricularização da Extensão: 20 horas

 

Ementa

Estudo dos modelos de atenção à saúde e redes de atenção à saúde.

 

 Objetivos

  • Comparar o sistema de saúde brasileiro e os sistemas de saúde no mundo. Conhecer as redes de atenção à saúde e sua importância para a organização do Sistema Único de Saúde.
  • Desenvolver ações de promoção, prevenção e vigilância da saúde em nível individual e coletivo.
  • Trabalhar em equipe interprofissional e de saúde bucal, informando e educando a equipe e a população a respeito da saúde bucal.
  • Discutir questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a atuação do cirurgião-dentista.
  • Desenvolver a comunicação oral e escrita com pacientes, responsáveis e demais profissionais.

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento na coleta, registro, organização, análise e interpretação de dados e informações clinicas e epidemiológicas.
  • Entendimento da responsabilidade, respeito, ética e comunicação no processo de formação profissional
  • Compreensão da importância da articulação da Odontologia com o contexto social, econômico, cultural e ambiental, constituindo-se em uma ferramenta de participação comunitária.
  • Respeito ao Código de Ética Odontológica, às normas dos trabalhadores da área da saúde bucal na sociedade e no desenvolvimento da profissão, assim como às leis, portarias e regulamentações sobre saúde bucal.  

 

Conteúdos Curriculares

Modelos de atenção à saúde; Redes de atenção à saúde; Organização da Saúde Bucal na atenção básica, secundária e terciária; Gestão em saúde; Vigilância em saúde; Educação em saúde.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

CAMPOS, Gastão Wagner de Souza et al. Tratado de Saúde Coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.

PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA-FILHO, Naomar de. Saúde coletiva: teoria e prática. 1aed. Rio de Janeiro: Medbook, 2014.

PEREIRA, Antonio Carlos. Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. Porto Alegre: Artmed, 2008.

  

Bibliografia Complementar

ANTUNES, José Leopoldo Ferreira; PERES, Marco Aurélio. Fundamentos de Odontologia: Epidemiologia da Saúde Bucal. 2. ed. São Paulo: Santos, 2013.

BUZALAF, Marília Afonso Rabelo. Fluoretos e saúde bucal. São Paulo: Santos, 2013.

KRIGER, Léo (Coord). Promoção de saúde bucal: paradigma, ciência, humanização. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2003.

MOYSÉS, Simone Tetu; KRIGER, Léo; MOYSÉS, Samuel Jorge (Coord.). Saúde bucal das famílias: trabalhando com evidências. São Paulo: Artmed, 2008.

PINTO, Vitor Gomes. Saúde bucal coletiva. 6. ed. São Paulo: Santos, 2013.