Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: OCLUSÃO A

Código: 40-1534

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Princípios da oclusão dentária, compreendendo conhecimentos teóricos e práticos referentes aos conceitos de oclusão dental e sua relação com os princípios restauradores. Identificação da fisiologia dos movimentos e posições mandibulares.

 

Objetivos

Classificar os princípios da oclusão dentária, bem como, movimentos e posições mandibulares e posições dentais no arco, aliando à prática clínica odontológica disponibilizando ao aluno a integralidade da disciplina com as outras disciplinas do curso de Odontologia.

 

Habilidades

  • Executar ato de moldagem bem como obter adequados modelos de gesso da maxila e da mandíbula.
  • Confeccionar registros oclusais para montagem dos modelos de gesso no articulador semi-ajustável.
  • Desenvolver habilidades para a realização do diagnóstico clínico de pacientes com má oclusão dentária.
  • Ser capaz de identificar a existência de contatos prematuros envolvendo as estruturas dentais.
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento.
  • Aplicação dos princípios de biossegurança relacionados à prática odontológica.   

 

Conteúdos Curriculares

Elaborar o conhecimento sobre a anatomia e a fisiologia das estruturas musculares e esqueléticas que fazem parte da função mandibular; Explicar a morfologia oclusal e o correto alinhamento dos dentes na biodinâmica mandibular; Classificar as más oclusões dentárias e os danos que podem causar no sistema estomatognático.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação teórica às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

  

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos ambientes clínicos. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

 

Bibliografia Básica

MCNEILL, Charles. Ciência e prática da oclusão. São Paulo: Quintessence, 2000.

OKESON, Jeffrey P. Tratamento das desordens temporomandibulares e oclusão. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

PAIVA, Guiovaldo; MAZZETTO, Marcelo Oliveira. Atlas de placas interoclusais. São Paulo: Santos, 2008.

 

Bibliografia Complementar

FERGUSON, Lucy Whyte; GERWIN, Robert. Tratamento clínico da dor miofacial. Porto Alegre: Artmed, 2007.

NETO, Alfredo Júlio, F. et al. Oclusão. (ABENO). Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2013.

PAIVA, Guiovaldo; MAZZETTO, Marcelo Oliveira. Atlas de placas interoclusais. São Paulo: Santos, 2008.

SIQUEIRA, José Tadeu Tesseroli; TEIXEIRA, Manoel Jacobsen. Dores orofaciais: diagnóstico e tratamento. São Paulo: Artmed, 2012.

TAMBELI, Cláudia H. Fisiologia Oral. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2014.