Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: ENDODONTIA I - B

Código: 40-1533

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Princípios básicos sobre materiais, instrumentais, anatomia interna e técnicas em endodontia, diagnóstico e planejamento clínico.

 

Objetivos

Preparar o aluno para a realização de tratamentos endodônticos, dentro de padrões técnicos e científicos adequados, respeitando os princípios biológicos sobre os quais se alicerça a especialidade.

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento na coleta, registro, execução, organização, análise e interpretação de dados e informações referentes ao procedimento realizado.
  • Execução de procedimentos endodônticos baseados em evidências com incorporação de inovações tecnológicas.
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento, desenvolvendo o pensamento crítico, criativo e reflexivo.
  • Aplicação dos princípios de biossegurança na prática odontológica.
  • Entendimento da responsabilidade, respeito, ética e comunicação no atendimento aos pacientes e no trato com colegas e professores.

 

Conteúdos Curriculares

Princípios do atendimento em endodontia, anatomia interna dental, materiais e instrumentais utilizados na especialidade; Controle de contaminação para a execução da técnica endodôntica, acesso coronário, técnicas para a realização do preparo do sistema canais radiculares; Técnicas de obturação e selamento coronário do sistema de canais radiculares.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

COHEN, Stephen; HARGREAVES, Kenneth M. (Coord.). Caminhos da polpa. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

LOPES, Hélio Pereira; SIQUEIRA JÚNIOR, José Freitas. Endodontia: biologia e técnica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

SOARES, Ilson José; GOLDBERG, Fernando. Endodontia – Técnicas e fundamentos. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2011.

 

Bibliografia Complementar

BRAMANTE, Clovis Monteiro; SILVA, Renato Menezes da. Retratamento endodôntico: quando e como fazer. São Paulo: Santos, 2009.

FERNANDES, Kristianne Porta Santos et al. Traumatismo dentoalveolar: passo a passo: permanentes e decíduos. São Paulo: Santos, 2009.

HIZATUGU, Ruy et al. Endodontia em sessão única: mito ou realidade? São Paulo: Atheneu, 2002.

LOPES, Hélio Pereira; SIQUEIRA JÚNIOR, José Freitas. Endodontia: biologia e técnica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

MACHADO, Manoel Eduardo de Lima. Endodontia: da biologia à técnica. São Paulo: Santos, 2009.