Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: SEMIOLOGIA E ESTOMATOLOGIA

Código: 40-1530

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

Curricularização da Extensão: 10 horas

 

Ementa

Conceitos, métodos para identificação de uma doença e a semiotécnica do exame clínico.

 

Objetivos

  • Introduzir o aluno no conhecimento dos vários aspectos semiológicos aplicados às estruturas orais e anexas; e às alterações patológicas que acometem a estrutura bucal.
  • Direcionar o conhecimento à etiopatogenia, epidemiologia, diagnóstico e evolução da doença; bem como aos meios preventivos e abordagem do paciente como um todo, de forma multidisciplinar.

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento na coleta, registro, organização, análise e interpretação de dados e informações clínicas e epidemiológicas.
  • Elaboração de diagnóstico, plano de tratamento referentes às doenças e agravos bucais.
  • Execução de procedimentos odontológicos com vistas à prevenção, à interceptação e ao tratamento das doenças e aos agravos bucais, assim como à reabilitação e à manutenção do equilíbrio do sistema estomatognático e da saúde bucal, compreendendo suas relações com as condições sistêmicas e com a integralidade do indivíduo nas diferentes fases do ciclo de vida.
  • Execução de procedimentos odontológicos baseados em evidências com incorporação de inovações tecnológicas.
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento
  • Aplicação dos princípios de biossegurança na prática odontológica.

 

Conteúdos Curriculares

Fundamentos Estomatologia e Semiologia; Urgência e emergência no consultório odontológico; Aspectos clínicos normais e variações do aspecto normal da mucosa bucal; Lesões fundamentais; Semiologia das lesões bucais; Câncer Bucal; Exames complementares.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios e clínicas afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

NEVILLE, B. et al. Patologia Oral e maxilofacial. Rio de Janeiro, Elsevier, 2009.

BORAKS, S. Semiotécnica, diagnóstico e tratamento das doenças da boca. Artes Médicas, 2013. (Biblioteca virtual)

MARCUCCI, G. Fundamentos de Odontologia - Estomatologia. Disponível em: Minha Biblioteca, (3ª edição). Grupo GEN, 2020. (Biblioteca virtual)

 

Bibliografia Complementar

BORAKS, S. Medicina bucal: tratamento clínico-cirúrgico das doenças bucomaxilofaciais. São Paulo: Artmed, 2011.

KIGNEL, S. Estomatologia - Bases do Diagnóstico para o Clínico Geral. Disponível em: Minha Biblioteca, (3ª edição). Grupo GEN, 2020. (Biblioteca virtual)

NEVILLE, B.W. Atlas de Patologia Oral e Maxilofacial. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2021. (Biblioteca virtual)

REGEZI, J.A; SCIUBBA, J.J.; POGREL, M.A. Atlas de patologia oral e maxilofacial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. xiii, 168 p. ISBN 8527706849.

REGEZI, J.A; CIUBBA, J.J.; JORDAN, R.C.K. Patologia oral: correlações clinicopatológicas. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. xvi, 492 p. ISBN 9788535229806.