Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: DENTÍSTICA I - A

Código: 40-1528

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Atenção odontológica ao paciente com necessidades restauradoras e estéticas.

 

Objetivos

  • Capacitação teórico-prática e treinamento laboratorial dos alunos para execução de procedimentos clínicos.
  • Elaborar planos de tratamento centrados no paciente com base nas melhores evidências disponíveis
  • Preparo do discente para execução de procedimentos restauradores em pacientes.
  • Solução e planejamento de casos clínicos.
  • Desenvolver habilidades e competências do discente no laboratório com técnicas operatórias de isolamento, preparo e restauração dental para dentes posteriores.
  • Desenvolver a comunicação oral e escrita com pacientes, responsáveis e demais profissionais.

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento na coleta, registro, organização, análise e interpretação de dados e informações clinicas e epidemiológicas.
  • Elaboração de diagnóstico, plano de tratamento referentes às doenças e agravos bucais.
  • Execução de procedimentos odontológicos baseados em evidências com incorporação de inovações tecnológicas.
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento
  • Aplicação dos princípios de biossegurança na prática odontológica.

 

Conteúdos Curriculares

Dentística: conceito, finalidade e relação com disciplinas afins; Nomenclatura e classificação das cavidades. Instrumentais e materiais; Isolamento do campo operatório: absoluto e relativo; Princípios de preparo cavitário e restaurações em resina composta em dentes posteriores (Classes I e II); Sistemas de matrizes e cunhas interproximais; Princípios de adesão e fotoativação; Oclusão em Dentística.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares. Durante as aulas práticas clínicas, os alunos irão acompanhar o atendimento clínico de procedimentos de maior complexidade em outras disciplinas.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

BARATIERI, Luiz Narciso (et al.). Odontologia Restauradora – Fundamentos & Técnicas (Volumes 1 e 2). São Paulo: Santos, 2013.

GARONE NETTO, Narciso (et al.). Introdução à dentística restauradora. São Paulo: Santos, 2003.

MONDELLI, José. Fundamentos de Dentística Operatória. 1ª edição. São Paulo: Santos, 2006.

 

Bibliografia Complementar

BARATIERI, Luiz Narciso (et al.). Caderno de dentística: restaurações adesivas diretas com resinas compostas em dentes anteriores. São Paulo: Santos, 2006.

BARATIERI, Luiz Narciso (Coord.). Visão clínica: casos e soluções. Florianópolis: Ponto, 2010.

GARONE NETTO, Narciso (et al.). Dentística restauradora: restaurações diretas, técnicas, indicações, recursos. São Paulo: Santos, 2003.

HIRATA, Ronaldo. Tips: dicas em Odontologia estética. São Paulo: Artmed, 2011.

REIS, Alessandra; LOGUERCIO, Alessandro D. Materiais Dentários diretos: dos fundamentos à aplicação clínica. São Paulo: Santos, 2007.