Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: ANESTESIOLOGIA APLICADA À ODONTOLOGIA A

Código: 40-1527

Carga Horária: 40h (Teórica: 15h) (Prática: 15h) (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Conhecimento sobre princípios, técnicas e bases farmacológicas para aplicação das substâncias anestésicas locais e dos vasoconstrictores em Odontologia, além das principais complicações locais e sistêmicas relacionadas aos procedimentos odontológicos.

 

Objetivos

Capacitar o estudante de Odontologia para compreender, indicar e administrar, para cada caso clínico, a melhor técnica anestésica, o tipo e a dosagem do anestésico local e do vasoconstritor mais indicados.

 

Habilidades

  • Memorizar os princípios gerais da anestesia em Odontologia;
  • Compreender o processo do controle da dor em Odontologia através do uso de soluções anestésicas;
  • Categorizar as principais soluções anestésicas e vasoconstritores utilizados na prática odontológica, bem como suas composições, propriedades e efeitos adversos;
  • Desenvolver planos terapêuticos a partir da classificação de estado físico e risco anestésico;
  • Entender a aplicabilidade das técnicas anestésicas em maxila e mandíbula e técnicas suplementares, destacando sua importância para execução de procedimentos clínicos e cirúrgicos na prática odontológica;
  • Mensurar os principais acidentes e complicações decorrentes da técnica anestésica inadequada;

 

Conteúdos Curriculares

Controle da dor, mecanismo de ação e avaliação física e psicológica em anestesiologia em Odontologia; Técnicas anestésicas, escolha do sal anestésico e cálculo de dose aplicada na odontologia; Complicações Locais e Sistêmicas aos Anestésicos Locais.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

  

Metodologia

Para consolidar todo conteúdo programático proposto para o decorrer do semestre letivo, serão realizadas aulas teóricas expositivas e interativas, metodologias ativas de trabalho, discussão de casos clínicos com auxílio de recursos audiovisuais, elaboração de planejamentos clínicos terapêuticos e dos métodos de aplicação prática dos conteúdos. Os alunos com dificuldades de aprendizado poderão ser encaminhados, caso necessário, à coordenação do curso de Odontologia, a qual direcionará o aluno ao serviço do CEAPPI (Centro de Estudos e Acompanhamento Psicológico e Psicopedagógico). Alunos que declararem-se com deficiência poderão ser direcionados ao Núcleo de Acessibilidade da URI.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, atitudinal e de produtividade, totalizando peso 10 (dez).

 

Bibliografia Básica

LIMA, José Roberto Sá. Atlas colorido de anestesia em odontologia: fundamentos e técnicas. 2. ed. São Paulo: Santos, 2004.

MALAMED, Stanley F. Manual de anestesia local. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

PEÑARROCHA DIAGO, Miguel; SANCHIS BIELSA, Jose Maria; MARTÍNEZ GONZÁLEZ, Jose Maria. Anestesia local em Odontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

 

Bibliografia Complementar

ANDRADE, Eduardo Dias de et al. Farmacologia, anestesiologia e terapêutica em odontologia. São Paulo: Artmed, 2013.

COSTA, Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da et al. Sedação em Odontologia: desmistificação sua prática. São Paulo: Artmed, 2007.

DECHY, H.; LAGIER, G. Elementos básicos em farmacologia odontológica. 2. ed. São Paulo: Organização Andrei, 1990.

WANNMACHER, Lenita; FERREIRA, Maria Beatriz Cardoso (Coord.). Farmacologia clínica para dentistas. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. (Biblioteca Virtual)

WAINER R, PAIM K, ERDOS R, ANDRIOLA R. Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica em Odontologia. Artes Medicas, 2013. (Biblioteca Virtual)