Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: BIOSSEGURANÇA E ERGONOMIA

Código: 40-1525

Carga Horária: 40h (Teórica: 15h) (Prática: 15h) (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

Curricularização da Extensão: 10 horas

 

Ementa

Estudo dos conceitos em biossegurança e ergonomia aplicados à odontologia, das medidas preventivas para a proteção da equipe de trabalho e dos usuários dos serviços de saúde.

 

Objetivos

  • Reconhecer os riscos de contaminação e ergonômicos para a equipe de saúde e profissionais no ambiente de trabalho
  • Identificar as práticas de biossegurança e ergonomia, condutas e rotinas
  • Relacionar as práticas de biossegurança e ergonomia com a conduta profissional e rotina clínica
  • Implementar e experimentar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) na atividade profissional
  • Desenvolver habilidades e competências no reconhecimento de problemas relacionados à biossegurança e ergonomia em diferentes ambientes odontológicos

 

Habilidades

  • Desenvolver ações de promoção, prevenção, reabilitação, manutenção e vigilância da saúde, em nível individual e coletivo, reconhecendo a relação da saúde bucal com as condições sistêmicas do indivíduo
  • aplicar os princípios de biossegurança na prática odontológica, de acordo com as normas legais e regulamentares pertinentes, promovendo o autocuidado e a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais relacionadas à prática odontológica;
  • Supervisionar as atividades do técnico em saúde bucal e auxiliar em saúde bucal

 

Conteúdos Curriculares

Conceitos de biossegurança e ergonomia; Riscos ambientais (físicos, químicos, acidentes, ergonômicos e biológicos); Equipamentos de proteção individual, processamento de artigos odontológicos contaminados e gerenciamento de resíduos; Método de limpeza, desinfecção e esterilização de equipamentos e materiais.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

NARESSI, Wilson G.; ORENHA, Eliel S.; NARESSI, Suely Carvalho M. Ergonomia e Biossegurança em Odontologia. São Paulo: Grupo A, 2013.

SOUZA, Fábio Barbosa D. Biossegurança em odontologia: o essencial para a prática clínica. Santana de Parnaíba: Editora Manole, 2021.

STAPENHORST, Fernanda. Bioética e biossegurança aplicada. Porto Alegre: Grupo A, 2017.

 

Bibliografia Complementar

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Serviços odontológicos: Prevenção e controles de risco. Brasil, DF, 2006. 152p.

HIRATA, Mario H.; FILHO, Jorge M.; HIRATA, Rosario Dominguez C. Manual de biossegurança. 3a ed. Barueri, São Paulo: Editora Manole, 2017.

HINRICHSEN, Sylvia Lemos. Biossegurança e controle de infecções: risco sanitário hospitalar. São Paulo: MEDSI, 2004.

SILVA, Almenara de Souza Fonseca; RISSO, Marinês; RIBEIRO, Mariangela Cagnoni. Biossegurança em Odontologia e ambientes de saúde. 2. ed. São Paulo: Ícone, 2009.

SILVA, Ricardo Henrique Alves da. Orientação profisional para cirurgião-dentista: ética e legislação. São Paulo: Santos, 2011.