Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FARMACOLOGIA GERAL E APLICADA À ODONTOLOGIA

Código: 40-1524

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Estudo dos princípios gerais da farmacologia, mecanismos de ação e prescrição dos medicamentos utilizados em odontologia.

 

Objetivos

  • Compreender princípios gerais da farmacologia sobre farmacocinética e farmacodinâmica;
  • Conhecer vias de administração de medicamentos e critérios de escolha;
  • Compreender diferentes formas farmacêuticas, bem como suas características biofarmacotécnicas que orientam a prescrição de medicamentos;
  • Reconhecer Interações Farmacológicas e Reações Adversas a medicamentos das classes farmacológicas abordadas;
  • Implementar os princípios do uso racional de medicamentos à prescrição odontológica;
  • Aplicar uma abordagem direcionada ao atendimento das necessidades e realidades dos pacientes, de modo a prover conhecimentos para implementar um atendimento de alta qualidade em sistemas de saúde brasileiros;
  • Capacitar o aluno a fim de que ele possa justificar a escolha de cada fármaco a ser utilizado no manejo de dor, inflamação, infecção e situações especiais em Odontologia, assim como descrever o esquema de administração a ser utilizado e reconhecer interações farmacológicas relevantes.
  • Desenvolver o raciocínio crítico quanto às informações encontradas na literatura, de modo a adquirir a habilidade de reconhecer a validade e a aplicabilidade clínica delas.

 

Habilidades

  • Desenvolver conhecimentos sobre princípios gerais da farmacologia e mecanismos de ação de medicamentos utilizados em odontologia;
  • Compreender e correlacionar interações medicamentosas e reações adversas dos fármacos abordados;
  • Desenvolver capacidade de seleção de medicamentos para tratamento e profilaxia na clínica odontológica;
  • Exercer a Odontologia de forma articulada com o contexto social, econômico, cultural e ambiental, entendendo-a como uma forma de participação comunitária;
  • Aplicação do conhecimento na coleta, registro, organização, análise e interpretação de dados e informações clínicas e epidemiológicas.

 

Conteúdos Curriculares

Uso racional de medicamentos. Farmacologia clínica baseada em evidências. Prescrição de fármacos; Farmacologia da Dor – Analgésicos. Tratamento das dores agudas em Odontologia: analgésicos não-opióides e opioides; Farmacologia da Inflamação – Anti-inflamatórios não esteróides e esteroides;

Farmacologia da Dor – Analgésicos e fármacos coadjuvantes em dores crônicas orofaciais;

Farmacologia da Infecção – Antimicrobianos para tratamento e profilaxia de infecções em Odontologia; Uso de ansiolíticos na odontologia;

 Fármacos que podem interferir na prática odontológica.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

BRAGHIROLLI, Iglesias D. Farmacologia Aplicada. Porto Alegre: Grupo A, 2018.

DIEDRICH, Denise; MACHADO, Marcella G M.; GARCIA, Natália G.; et al. Farmacologia aplicada à odontologia. Porto Alegre: Grupo A, 2022.

LÜLLMANN, Heinz; MOHR, Klaus; HEIN, Lutz. Farmacologia. Grupo A, 2017.

 

Bibliografia Complementar

MORETHSON, Priscilla. Farmacologia para Clínica Odontológica. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2015.

RANG, HP; DALE, MM; RITTER, JM. Farmacologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

SILVA, Penildon. Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

YAGIELA, John A.; NEIDLE, Enid A.; DOWD, Frank J. Farmacologia e terapêutica para dentistas. 6. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

WANNMACHER, L; FERREIRA, MBC. Farmacologia clínica para dentistas [recurso eletrônico] - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.