Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: CARIOLOGIA B

Código: 40-1520

Carga Horária: 40h (Teórica: 15 horas) (Prática: 15 horas) (TDE: 10horas)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Entendimento da cárie dental como doença e lesão. Estágios, progressão e diferenciação das lesões de acordo com o tecido dental afetado.

 

Objetivos

  • Entender sobre as noções do processo de instalação e evolução de doença e lesão da cárie dental no Brasil e Mundo
  • Compreender os processos de diagnóstico, tratamento e prevenção da cárie.
  • Avaliar risco de cárie e realizar diagnóstico de lesões de cárie de casos clínicos.

 

Habilidades

  • Compreender a doença cárie como multifatorial, comportamental e os determinantes para progressão da doença em lesão.
  • Entender os processos da doença cárie a nível de estruturas dentais, nível individual e a nível populacional.
  • Abordar os princípios da epidemiologia da doença, princípios básicos de comunicação e educação.
  • Identificar os métodos restauradores e não restauradores de tratamento da doença cárie.
  • Entender a importância dos fluoretos no processo carioso.

 

Conteúdos Curriculares

Introdução ao estudo da doença cárie - Conceitos e terminologia; Interações químicas entre as estruturas dentais e os fluídos orais; Formação do Biofilme dental cariogênico; Desenvolvimento das lesões cariosas nos diferentes tecidos; Aspectos clínicos, histopatológicos e diagnóstico da cárie dentária; Decisão e Tratamentos restauradores e não restaurador da doença cárie – controle da doença cárie; Remoção parcial - seletiva de tecido cariado.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios e clínicas-escola odontológica afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

 

 

Bibliografia Básica

BUSATO, Adair Luiz Stefanello; MALTZ, Marisa. Cariologia: aspectos de dentística restauradora. São Paulo: Artes Médias, 2014. (ABENO: Odontologia Essencial: parte clínica)

MALTZ, Marisa... [et al.]. Cariologia: conceitos básicos, diagnóstico e tratamento não restaurador. São Paulo: Artes Médicas, 2016. (ABENO: Odontologia Essencial: parte clínica)

FEJERSKOV, Ole; KIDD, Edwina. Cárie dentária: a doença e seu tratamento clínico. 2. ed. São Paulo: Santos, 2011.

 

Bibliografia Complementar

BUZALAF, Marília Afonso Rabelo. Fluoretos e saúde bucal. São Paulo: Santos, 2008.

EDGAR, Michael; DAWES, Colin; O'MULLANE, Denis. Saliva e saúde bucal: composição, funções e efeitos protetores. São Paulo: Santos, 2010.

GARONE FILHO, Wilson; SILVA, Valquíria Abreu e. Lesões não cariosas: o novo desafio da Odontologia. São Paulo: Santos, 2008.

IMPARATO, José Carlos Pettorossi; RAGGIO, Daniela Prócida; MENDES, Fausto Medeiros. Selantes de fossas e fissuras: quando, como e por quê?. São Paulo: Santos, 2008.

RAGGIO, Daniela Prócida; BONIFÁCIO, Clarissa Calil; IMPARATO, José Carlos Pettorossi. Tratamento restaurador atraumático (ART): realidades e perspectivas. São Paulo: Santos, 2011.