Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: RADIOLOGIA E IMAGINOLOGIA ODONTOLÓGICA I

Código: 40-1519

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Técnicas de execução, revelação e interpretação de radiografias intraorais relacionadas às diversas especialidades da odontologia.

 

Objetivos

  • Conhecer a história do descobrimento dos Raios X, a natureza e propriedades das radiações, a constituição e o funcionamento dos aparelhos de raios X bem como a produção dos mesmos.
  • Conhecer os diversos filmes radiográficos e os meios digitais para captura de imagens encontrados no mercado, sua constituição e os procedimentos necessários para seu processamento químico e eletrônico, assim como os fatores que influem na formação e qualidade das imagens radiográficas.
  • Saber realizar e interpretar as técnicas radiográficas intraorais utilizadas na Odontologia.

 

Habilidades

  • Capacitar o aluno a interpretar as diferentes imagens radiográficas adquiridas em técnicas intraorais.
  • Saber diferenciar as imagens anatômicas das alterações patológicas que possam ser evidenciadas nas radiografias intraorais.
  • Nas atividades de técnicas radiográficas intrabucais habilitando-o para realizar todas as técnicas intrabucais por meio de métodos analógicos ou digitais.
  • Aplicação dos princípios de biossegurança e radioproteção na prática odontológica.

 

Conteúdos Curriculares

Histórico, propriedades e equipamentos dos Raios X; Radioproteção; Revelação radiográfica; Radiologia Digital; Técnicas radiográficas intraorais; Anatomia radiográfica; Métodos de localização radiográfica.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Aulas expositivas com utilização de projeções de material didático específico. Exercícios de interpretação de imagem a partir da projeção de radiografias e casos clínicos. Os alunos serão incentivados a realizar pesquisa de artigos científicos de revistas da área para leitura e discussão em aula. Metodologia ativa com aulas práticas na realização da simulação de tomadas intrabucais e posterior processamento das mesmas. Realização de desenhos da anatomia radiográfica de incidências periapicais. As atividades práticas serão realizadas no laboratório de radiologia. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

FREITAS, Aguinaldo de; ROSA, José Edú; SOUZA, Icléo Faria e. Radiologia odontológica. 6. Ed. São Paulo: Artmed, 2004.

MAFEE, Mahmood F.; VALVASSORI, Galdino E.; BECKER, Minerva. Imagens da cabeça e pescoço. 2. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

PASLER, Friedrich A.; VISSER, Heiko. Radiologia odontológica: procedimentos ilustrados. Porto Alegre: Artmed, 2005.

 

Bibliografia Complementar

BONTRAGER, Kenneth L. Tratado de técnica radiológica e base anatômica. 5. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

FACCIROLLI, Ivan Yoshio Oguisso. A arte da fotografia digital na Odontologia. São Paulo: Santos, 2010.

PAPAIZ, Elio Giacomo; CAPELLA, Luiz Roberto da Cunha; OLIVEIRA, Reinaldo José de. Atlas de tomografia computadorizada por feixe cônico para o cirurgião-dentista. São Paulo: Santos, 2011.

WHAITES, Eric. Princípios de radiologia odontológica. 4. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

WHITE, Stuart C.; PHAROAH, Michael J. Radiologia oral: fundamentos e interpretação. 5. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.