Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA I-A

Código: 40-1518

Carga Horária: 40h (Teórica: 15h) (Prática: 15h) (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

Curricularização da Extensão: 20 horas

 

Ementa

Estudo do conceito de saúde e determinantes do processo saúde-doença, Sistema Único de Saúde, Leis Orgânicas da Saúde, políticas públicas de saúde e inserção da Odontologia no SUS.

  

Objetivos

  • Reconhecer relação entre o contexto em que os indivíduos estão inseridos e as suas condições de vida e saúde.
  • Conhecer o arcabouço jurídico-legal que configura o Sistema Único de Saúde e as políticas públicas de saúde.
  • Desenvolver ações de promoção, prevenção e vigilância da saúde em nível individual e coletivo.
  • Trabalhar em equipe interprofissional e de saúde bucal, informando e educando a equipe e a população a respeito da saúde bucal.
  • Discutir questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a atuação do cirurgião-dentista.
  • Desenvolver a comunicação oral e escrita com pacientes, responsáveis e demais profissionais.

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento na coleta, registro, organização, análise e interpretação de dados e informações clinicas e epidemiológicas.
  • Entendimento da responsabilidade, respeito, ética e comunicação no processo de formação profissional
  • Compreensão da importância da articulação da Odontologia com o contexto social, econômico, cultural e ambiental, constituindo-se em uma ferramenta de participação comunitária.
  • Respeito ao Código de Ética Odontológica, às normas dos trabalhadores da área da saúde bucal na sociedade e no desenvolvimento da profissão, assim como às leis, portarias e regulamentações sobre saúde bucal.  

 

Conteúdos Curriculares

Conceito de saúde e determinantes das condições de saúde; Histórico das políticas públicas de saúde, criação do Sistema Único de Saúde e Leis Orgânicas da Saúde; Princípios do SUS; A Odontologia no SUS - histórico das políticas de saúde bucal; Direitos humanos e a problemática da igualdade e diversidade social.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

GOES, Paulo Sávio Angeiras de; MOYSÉS, Samuel Jorge (Org.). Planejamento, gestão e avaliação em saúde bucal. São Paulo: Artmed, 2012.

PEREIRA, Antonio Carlos. Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PINTO, Vitor Gomes. Saúde bucal coletiva. 6. ed. São Paulo: Santos, 2013.

 

Bibliografia Complementar

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa (Org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

COSTA, Elisa Maria Amorim da; CARBONE, Maria Herminda. Saúde da família: uma abordagem multidisciplinar. 2. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2010.

DIAS, Carlos Renato. Promoção e proteção da saúde bucal na família: o cotidiano da prevenção. 2. ed. São Paulo: Santos, 2012.

PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA FILHO, Naomar de (Org.). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014.

PELICIONI, Maria Cecília Focesi; MIALHE, Fábio Luiz. Educação e promoção da saúde: teoria e prática. São Paulo: Santos, 2012.