Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: ODONTOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO

Código: 40-1514

Carga Horária: 40h (Prática: 30h) (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

Curricularização da Extensão: 20 horas

 

Ementa

Estudo da história da Odontologia, conhecimento das áreas de atuação do cirurgião-dentista e o espaço universitário.

 

Objetivos

  • Reconhecer o desenvolvimento da Odontologia e seus campos de atuação.
  • Conhecer e discutir a proposta pedagógica do Curso de Odontologia da URI.
  • Discutir questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a atuação do cirurgião-dentista.
  • Discutir sobre o planejamento de carreira.
  • Conhecer os setores da universidade, bem como suas funções e estrutura física.
  • Desenvolver a comunicação oral e escrita.

 

Habilidades

  • Entendimento da responsabilidade, respeito, ética e comunicação no processo de formação profissional.
  • Compreensão da importância da articulação da Odontologia com o contexto social, econômico, cultural e ambiental, constituindo-se em uma ferramenta de participação comunitária.
  • Respeito ao Código de Ética Odontológica, às normas dos trabalhadores da área da saúde bucal na sociedade e no desenvolvimento da profissão, assim como às leis, portarias e regulamentações sobre saúde bucal.
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento.
  • Organização do espaço, zelo dos materiais e equipamentos utilizados no desenvolvimento das atividades durante a graduação.

 

Conteúdos Curriculares

Ambiente universitário: Curso de Odontologia, URI e contexto social; Áreas de atuação da Odontologia e mercado de trabalho; História da Odontologia e a atualidade; Educação em saúde bucal; Planejamento de carreira; Pesquisa bibliográfica e Espaços de leitura; Noções básicas de marketing na Odontologia.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Estão programadas visitas aos diferentes setores da URI, como a Clínica-Escola de Odontologia, Biblioteca, Laboratórios de Informática, Diretório Central de Estudantes (DCE). Durante o semestre, estão previstas palestras com profissionais da odontologia, em diferentes especialidades profissionais.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

ANTUNES, J. L. F.; PERES, M. A. Fundamentos de Odontologia – Epidemiologia da Saúde Bucal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

FEJERSKOV, Ole; KIDD, Edwina. Cárie dentária: a doença e seu tratamento clínico. 2. ed. São Paulo: Santos, 2011.

GUEDES-PINTO, Antonio Carlos. Manual de Odontopediatria. 12. ed. São Paulo: Santos, 2012.

 

Bibliografia Complementar

BUSSADORI Sandra Kalil. Remoção Química e Mecânica do Tecido Cariado: abordagem sobre o tratamento minimamente invasivo da doença cárie. São Paulo: Santos, 2010.

BUZALAF, Marília Afonso Rabelo. Fluoretos e saúde bucal. São Paulo: Santos, 2008.

DIAS, Aldo Angelim. Saúde bucal coletiva: metodologia de trabalho e práticas. São Paulo: Santos, 2007.

MADEIRA, Miguel Carlos. Anatomia da face: bases anatomofuncionais para a prática odontológica. 8. ed. São Paulo: Sarvier, 2012.

TEIXEIRA, Lucilia Maria de Souza; REHER, Peter; REHER, Vanessa Goulart Sampaio. Anatomia aplicada à odontologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.