Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: PROJETO INTEGRADOR: Vivências na Área da Saúde II

Código: 40-1470

Carga Horária: 60h (Prática: 60 horas)

Nº de Créditos: 03

Curricularização da extensão: 60 horas

 

Ementa

Conhecimento dos fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis, ações educativas em diferentes cenários, atuação interprofissional e multidisciplinar.

 

Objetivos

  • Conhecer os fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis
  • Estimular o desenvolvimento acadêmico-científico por meio da prática baseada em evidências
  • Desenvolver a comunicação oral e escrita
  • Promover ações em saúde por meio de atividades extensionistas
  • Contribuir para as questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente na promoção das doenças
  • Atuar interdisciplinarmente e multiprofissionalmente na promoção da saúde com base em evidências científicas, na cidadania e na ética.

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
  • Compreensão das necessidades de saúde com visão global partindo da realidade local
  • Desenvolvimento de ações educativas em saúde
  • Reconhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente nas doenças crônicas não transmissíveis
  • Atuação com responsabilidade, compromisso e respeito.

 

Conteúdo Curriculares

Doenças crônicas não transmissíveis; Atuação Interprofissional e Multidisciplinar; Políticas públicas de saúde; Ética e Liderança; Temas transversais.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades nas diferentes áreas de saúde. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Este componente curricular será ministrado diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas em aulas presenciais, aulas práticas e atividades extensionistas, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 60h, envolvendo ações educativas.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 100%. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão compõem a avaliação do estudante.

 

 

 

Bibliografia Básica

KATZUNG, Bertram G. Farmacologia básica e clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa (Org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012, 2009.

CZERESNIA, Dina; FREITAS, Carlos Machado de (Org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011.

 

Bibliografia Complementar

BARROS, Elvino. Antimicrobianos. 4 ed. São Paulo: Artmed, 2007.

BONITA, R. et al. Epidemiologia básica. 2. ed. São Paulo: Santos, 2010. xvi, 213 p

PEREIRA, Maurício Gomes. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2008. xviii, 596p.

PELICIONI, Maria Cecília Focesi; MIALHE, Fábio Luiz. Educação e promoção da saúde: teoria e prática. São Paulo: Santos, 2012.

PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA FILHO, Naomar de (Org.). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014.