Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: PROJETO INTEGRADOR: Vivências na área da saúde I

Código: 40-1460

Carga Horária: 60h (Prática: 60 horas)

Nº de Créditos: 03

Curricularização da extensão: 60 horas

 

Ementa

Conhecimento das áreas de saúde, ações educativas, atuação interprofissional e multidisciplinar.

 

Objetivos

  • Conhecer diferentes ambientes de atenção à saúde e atuar com responsabilidade e segurança
  • Reconhecer e respeitar o trabalho em equipe de forma interprofissional e multidisciplinar
  • Estimular o desenvolvimento acadêmico-científico por meio da prática baseada em evidências
  • Estimular o pensamento crítico em relação aos diferentes cenários de prática
  • Desenvolver a comunicação oral e escrita
  • Promover ações em saúde por meio de atividades extensionistas
  • Contribuir para as questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente

 

Habilidades

  • Reconhecimento e entendimento do trabalho em equipe de forma interprofissional e multidisciplinar
  • Valorização do conhecimento, por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
  • Compreensão das necessidades de atenção à saúde com visão global partindo da realidade local.
  • Aplicação de ações educativas em saúde
  • Reconhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente na atenção à saúde
  • Entendimento da responsabilidade, compromisso, respeito, ética e comunicação no processo de formação profissional

 

Conteúdo Curriculares

Humanização; Atenção à saúde; Atuação Interprofissional e multidisciplinar; Políticas públicas de saúde; Ética e Liderança; Temas transversais.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades nas diferentes áreas de saúde. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades nas diferentes áreas de saúde. Este componente curricular será ministrado diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas em aulas presenciais, aulas práticas e atividades extensionistas, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 60h, envolvendo ações educativas.

 

 

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 100%. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão compõem a avaliação do estudante.

 

Bibliografia Básica

AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999, 2008, 2013.

NELSON, David L. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 5.ed. Porto Alegre - RS: ARTMED, 2009.

ROUQUAYROL, Maria Zélia; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Epidemiologia e saúde. Rio de Janeiro: MEDSI, 1999, 2003 e 2006.

 

Bibliografia Complementar

BERG, Jeremy. Bioquímica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010, 2014.

SENAC. Departamento Nacional. Primeiros socorros: como agir em situações de emergência. Rio de Janeiro: Senac, 2011.

KOLLER, S.H.; COUTO, M. P de P.; HOHENDORFF, J. V. (Org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014.

SOBOTTA, Johannes. Atlas de anatomia humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988, 1993, 1995, 2000.

PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA FILHO, Naomar de (Org.). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014.