Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: HISTOLOGIA ORAL IA

Código: 20-859

Carga Horária: 40h (Teórica: 15h) (Prática: 15h) (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Promover o conhecimento da estrutura geral e microscópica da mucosa oral, glândulas salivares, das fases do desenvolvimento e os processos de formação dental.

 

Objetivos

  • Identificar e caracterizar os órgãos e tecidos da cavidade oral e glândulas salivares.
  • Reconhecer as fases do desenvolvimento dentário e da cavidade bucal.
  • Relacionar os processos da odontogênese com a estrutura dental.

 

Habilidades

  • Construir e articular conhecimentos básicos dos processos embrionários e histológicos da odontogênese, associando os ao processo de erupção dental e histologia dos tecidos dentários.
  • Desenvolver a capacidade para o trabalho em grupo no laboratório de histologia.
  • Desenvolver o compromisso e a responsabilidade como cidadão e membro da Instituição no zelo e cuidado dos equipamentos e dispositivos de uso comum, individual e coletivo, em aulas teóricas e práticas.

 

Conteúdos Curriculares

Odontogênese; Tecidos dentários (Esmalte, Dentina, Polpa); Periodonto de Inserção (Cemento, Ligamento Periodontal, Osso alveolar); Mucosa Oral; Glândulas Salivares; Erupção Dentária e Exfoliação dos Dentes Decíduos.

 

TDE – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos curriculares.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

BATH-BALOGH, Mary; FEHRENBACH, Margaret J. Anatomia histologia e embriologia dos dentes e das estruturas orofaciais. 3. ed. Barueri: Manole, 2012.

KATCHBURIAN, Eduardo; ARANA, Victor. Histologia e embriologia oral: texto, atlas, correlações clínicas. 4. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

NANCI, Antônio. Ten. Cate histologia oral: desenvolvimento, estrutura e função. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. (Biblioteca Virtual)

 

Bibliografia Complementar

AVERY, J. K. Desenvolvimento e Histologia Bucal. 3. ed. Rio de Janeiro, Guanabara, 2005.

BREW, Myrian Camara; FIGUEIREDO, José Antônio P. Histologia geral para a odontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

GÓMEZ DE FERRARIS, M. E.; MUÑOS, A. C. Histologia e Embriologia Bucodental. Rio de Janeiro, Guanabara, 2006.

JUNQUEIRA, L.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

MOORE, Keith L.; COSTA, Andréa Monte Alto (Trad.). Embriologia clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.