Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências Biológicas

Componente Curricular: FISIOLOGIA GERAL E BUCAL A

Código: 20-858

Carga Horária: 80h (Teórica: 30 horas) (Prática: 30 horas) (TDE: 20 horas)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Estudo dos fenômenos fisiológicos responsáveis pela homeostase dos sistemas corporais.

 

Objetivos

  • Compreender os principais mecanismos fisiológicos controladores e reguladores dos sistemas humanos;
  • Desenvolver a comunicação oral e escrita;
  • Propiciar momentos de ensino aprendizagem em grupos, de forma autônoma e continuada, considerando a ética das relações humanas.

 

Habilidades

  • Conhecer e compreender os mecanismos fisiológicos que controlam e regulam os sistemas humanos;
  • Compreensão dos mecanismos reguladores dos sistemas corpóreos com intuito de manter a homeostasia;
  • Instigar o estudo dos mecanismos fisiológicos de maneira integrativa correlacionando os diferentes sistemas humanos;
  • Entendimento da responsabilidade, respeito, ética e comunicação no processo de formação profissional;
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01 – Fisiologia Geral, Celular e Homeostase.

Trabalhar os conceitos da fisiologia celular e geral. Organização funcional do corpo humano e controle do meio interno;

UNIDADE DE ENSINO 02 – Fisiologia da Membrana e do Sistema Nervoso

Estudar a estrutura da membrana e os transportes através da mesma: difusão e transporte ativo. Potenciais de membrana e potenciais de ação. Demonstrar a organização do sistema nervoso; funções básicas das sinapses; sensações somáticas: mecanorreceptivas. Funções intelectuais do cérebro;

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades 01 e 02;

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – Fisiologia do Sistema Muscular e Circulatório

Mecanismo de contração do músculo estriado esquelético, liso e estriado cardíaco. Aspectos básicos da condução elétrica do coração, bomba cardíaca, sistema valvular e débito cardíaco; Controle da pressão arterial, resistência vascular periférica e retorno venoso. Regulação do sistema cardiovascular;

UNIDADE DE ENSINO 04 – Fisiologia do Sistema Renal e Respiratório

Entender o fluxo sanguíneo renal, filtração glomerular, processamento do filtrado glomerular nos túbulos renais, formação da urina. Fisiologia dos líquidos corporais (líquidos extra e intracelulares, controle da osmolalidade do líquido extracelular e da concentração de sódio). Regulação do equilíbrio ácido-básico. Mecânica da ventilação pulmonar; volume minuto-respiratório; ventilação alveolar. Princípios físicos das trocas gasosas. Difusão de oxigênio e dióxido de carbono através da membrana respiratória alveolar, da circulação sanguínea e dos líquidos corporais;

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades 03 e 04.  

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – Sistema Digestivo; Princípios gerais da função gastrintestinal, mobilidade, controle nervoso e circulação sanguínea, transporte e mistura do alimento no tubo alimentar básico. Funções no tubo alimentar, secreção, digestão, absorção. Controle neuroendócrino do sistema digestivo;

UNIDADE DE ENSINO 06 – Fisiologia Oral

Estudar os eventos de mastigação, secreção de salivar, importância da saliva, deglutição e gustação;

UNIDADE DE ENSINO 07 – Fisiologia do Sistema Endocrinológico e Reprodutivo

Apresentar os conceitos da endocrinologia; hormônios hipofisários e hipotalâmicos; hormônios das glândulas tireóide, paratireóide e supra-renal. Principais aspectos fisiológicos dos distúrbios da tireóide: hipotireoidismo e hipertireoidismo. Hormônios córtico-supra-renais: funções dos mineralocorticóides e glicocorticoides. Anormalidades na secreção do córtex da supra-renal. Aspectos metabólicos do pâncreas e fígado: insulina e glucagon. Anatomofisiologia dos órgãos sexuais. Funções reprodutivas e hormonais. Regulação do ciclo sexual feminino;

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 05, 06 e 07.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins.

Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A avaliação se propõe a verificar se as competências e habilidades propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelos estudantes, por meio de diversas formas de avaliação. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal.

Nota 1: 80% (Cognitivo, Procedimental, Atitudinal) + 20% (TDE)

Nota 2: 80% (Cognitivo, Procedimental, Atitudinal) + 20% (TDE)

Nota 3: 80% (Cognitivo, Procedimental, Atitudinal) + 20% (TDE)

 

Bibliografia Básica

AIRES, M. M. Fisiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

GANONG, W. F. Fisiologia Médica. 22. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.

GUYTON, A. C.; HALL, J.E. Tratado de fisiologia médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsiever, 2011.

 

Bibliografia Complementar

BALDO, M.C.R., CAMARGO, M. Fisiologia Oral - Série Fundamentos de Odontologia. Rio de Janeiro: Guanabara & Koogan, 2013.

BERNE, R.M.; LEVY, M. N. Fisiologia. 4ª Edição. Rio de Janeiro: Guanabara & Koogan, 2000.

CURI, R.; ARAÚJO FILHO, P. J. Fisiologia básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

SILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5. ed. Barueri: Manole, 2010.

TAMBEL, C.H. Fisiologia Oral: Odontologia Essencial - Parte Básica. São Paulo, Editora Abelo, 2014.